São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Mamoulian e o mundo do crime

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Rouben Mamoulian tem uma filmografia razoavelmente curta, proporcional a seus desentendimentos com os produtores e aos filmes que teve de abandonar por conta disso.
Como esse é o destino dos diretores independentes, Mamoulian sempre teve um olho na Broadway. Com isso, não ficou atado ao patronato de Hollywood. Isso não o impediu de ter, sobretudo nos anos 30, realizado uma série de filmes que em boa parte definiram o que seria o cinema sonoro.
É o caso de "Ruas da Cidade" (Telecine Classic, 21h), policial de 1931 em que dirige um roteiro de Dashiell Hammett. Ali, a filha de um gângster e um rapaz que se recusa a entrar no submundo se apaixonam. As decorrências, nessa rota em que a fidelidade é tão difícil, serão cheias de encanto.

TV ABERTA

O Principe da Selva
Record, 14h20.
(Jungle Boy). EUA, 1996, 88 min. Direção: Allan Goldstein. Com David Fox, Lea Moreno. Aventuras de garoto que, após entrar na floresta, não sabe voltar à civilização.

O Príncipe do Central Park
Globo, 15h45.
(Prince of Central Park). EUA, 1999,109 min. Direção: John Leekley. Com Kathleen Turner, Danny Aielo, Harvey Keitel, Frank Nasso. Fugindo de sua mãe adotiva, menino (Nasso) instala-se no Central Park, onde, entre muitos perigos, aprenderá a sobreviver e a crescer.

Do Fundo do Mar
SBT, 22h30.
(Deep Blue Sea). EUA, 1999, 105 min. Direção: Reeny Harlin. Com Saffron Burrows. Cientista cria tubarões com inteligência superior à média, na doce crença de que desses cérebros extrairão enzima capaz de curar o mal de Alzheimer. Inútil dizer que os tubarões têm outros planos para seus cérebros, os quais não excluem suas mandíbulas. Muito mais sangue do que força.

Intercine
Globo, 1h45.
Para terça, a disputa se dá entre "Pânico 2" (1998, de Wes Craven, com Neve Campbell, David Arquete) e "Tempo Esgotado" (1995, de John Badham, com Johnny Depp, Christopher Walken).

O Homem do Oeste
SBT, 3h.
(The Virginian). EUA, 1999, 95 min. Direção: Bill Pullman. Com Bill Pullman, Diane Lane. Pullman é o homem que troca o Leste pela vida de aventuras no Oeste. E, no Oeste, ele terá não só aventuras como a ocasião de lutar por uns tantos valores. A não confundir com o clássico "O Homem do Oeste" de Anthony Mann. Só para São Paulo.

Testemunha de Acusação
Globo, 3h25.
(Evidence of Love). EUA, 1990, 95 min. Direção: Stephen Gyllenhaal. Com Barbara Hershey. Hershey é a professora de escola dominical que se envolve com um homem casado. Quando a mulher deste descobre o caso e tem relações violentas, acabará sendo morta pela amante. Vale dizer que Hershey se mete na história sobretudo em vista do tédio de viver numa cidadezinha do Texas. Terá espantado o tédio, em todo caso. Bons atores centrais. Gyllenhall é um diretor muito fraco. O "Testemunha de Acusação" de Billy Wilder não tem nada a ver com isso. Feito para a TV.

THX-1138
SBT, 4h30.
(THX-1138). EUA, 1970, 95 min. Direção: George Lucas. Com Robert Duvall, Donald Pleasence. No futuro, drogas (no sentido médico da palavra) controlam o comportamento dos viventes. Um deles, THX-1138 (Duvall), rebelde por natureza, rebela-se de vez. Ficção científica que marca a estréia de George Lucas. Muito elogiado na época, parece antever mais certas pirotecnias posteriores de Lucas do que a sensibilidade que o diretor também demonstrou no início da carreira. Só para SP. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! O Passarella também é vesgo?
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.