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Patrício usa matemática e acaso na Pinacoteca
Artista que participou de mostra na Espanha cria instalação para o museu em SP
Pernambucano utiliza 84 mil peças de dominó para formar trabalho com formas geométricas no Octógono, que fica no centro do prédio
MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL
Oitenta e quatro mil peças de
dominó compõem um jogo
plástico que é a base de "Expansão Múltipla", instalação especialmente realizada pelo artista
pernambucano José Patrício,
47, para o Octógono da Pinacoteca do Estado. A obra pode ser
vista a partir de hoje no museu.
Patrício, artista com prestígio no exterior -um de seus
trabalhos com dominó fez parte da exposição "O(s) Cinético(s)", exposta no museu Reina
Sofía, em Madri, e que esteve
até janeiro passado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo-, utiliza as peças do jogo
desde 1998.
"Para a Pinacoteca, há um
diálogo com todo o entorno.
Pesquisei a simbologia do octógono e soube que a forma é vista muitas vezes como intermediária entre céu e terra, entre o
quadrado e o círculo, o que ainda tornou mais interessante a
obra", conta o artista. "Também há um forte dado conceitual no trabalho, já que o vejo
como uma ocupação efêmera,
cujas peças podem ser reutilizadas outras vezes."
A dualidade entre a elaboração racional da obra e sua efetiva realização, que incorpora o
acaso, é um dos fortes elementos do estilo de Patrício. "Uso
muito a matemática na criação
das formas. Começo do centro
e vou em espiral, com cada peça
sendo colocada em simetria. O
padrão vai surgindo, mas às vezes é uma coisa não-esperada."
Para a instalação na Pinacoteca, a circulação do Octógono
será interrompida. O público só
poderá ver a instalação pelas
entradas ao lado e pelo andar
de cima. "A obra é muito frágil,
os dominós foram colocados
diretamente no chão. Mas, de
cima, pode se ver o trabalho por
completo", diz Patrício.
Ivo Mesquita, curador de
"Expansão...", observa na obra
do artista uma influência da arte construtiva, mas que incorpora uma "geometria precária e
acidental". "Existe todo esse
dado racional no trabalho do
Patrício, mas ao mesmo tempo
ele tem um caráter eminentemente lúdico", avalia ele.
Mesquita -também responsável pela curadoria da 28ª Bienal de São Paulo, conhecida como "Bienal do vazio"- também
acha interessante a mobilidade
pela qual o trabalho de Patrício
pode ser definido. "Não se sabe
bem o que é. É uma instalação
feita especificamente para o espaço, mas também é uma pintura, pois tem cor e movimento, e é um desenho, com suas linhas e grafismos. E mexe com a
arquitetura da Pinacoteca, já
que o Octógono, central na reforma do Paulo [Mendes da Rocha, arquiteto] como elemento
de circulação, será bloqueado."
Patrício também ganha mostra na galeria Nara Roesler, em
São Paulo, na próxima quinta,
onde exibirá "pinturas". "Pego
o verso dos dominós e pinto-os
com esmalte, colando-os em
um suporte. Uso o mesmo procedimento dessa instalação,
apesar de duas das telas terem
uma combinação aleatória."
EXPANSÃO MÚLTIPLA
Quando: de ter. a dom., das 10h às
18h; até 13/7
Onde: Pinacoteca do Estado (pça. da
Luz, 2, 0/xx/11/3324-1007)
Quanto: entrada franca (hoje); R$ 4
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