São Paulo, quinta-feira, 10 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Edifício seria complexo hoteleiro

DA REPORTAGEM LOCAL

O formato em "s" do edifício que serpenteia no número 200 da av. Ipiranga compõe um dos endereços mais conhecidos do centro de São Paulo. Considerado um marco da arquitetura moderna da cidade, o edifício Copan foi projetado por Oscar Niemeyer.
A encomenda foi feita pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, à época das comemorações do 4º Centenário da cidade, 50 anos atrás.
Deveria ser um grande complexo hoteleiro, mas essa idéia nunca saiu do papel. O edifício foi construído entre 1957 e 1966.
Aos números. O prédio tem 115 metros de altura, 120 mil m2 de área construída, 1.160 apartamentos e cerca de 5.000 moradores distribuídos em seis blocos. O terreno também abriga lojas.
Praticamente vizinha, com saídas para a pça. Dom José Gaspar e para a av. São Luís, permanece a galeria Metrópole, uma das mais tradicionais da cidade. Funcionam ali bares, restaurantes, lanchonetes e agências de turismo.
Nos anos 60, a galeria era freqüentada por atores de grupos de teatro como Oficina e Arena; cantores iniciantes, como Gal Costa, e compositores, também novatos, como Caetano Veloso e Geraldo Vandré.
Desde que a Metrópole abriu, em meados dos anos 60, uma população gay sofisticada fez da galeria e dos bares da vizinhança, à época, um dos seus principais redutos, segundo pesquisou o dramaturgo Mário Viana. (VS)


Texto Anterior: Teatros: Peças evocam Copan e galeria Metrópole
Próximo Texto: Teatro: Shakespeare propõe trégua em área de guerra de tráfico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.