São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

O que restou do "Dr. Fantástico"?

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Esta é uma boa hora para ver rever "Dr. Fantástico" (A&E Mundo, 19h). Ou seja, descobrir se essa comédia da Guerra Fria continua a fazer sentido.
A trama diz respeito a uns tantos militares paranóicos, dispostos a iniciar uma guerra com os russos. Nisso, o dr. Strangelove (Peter Sellers) entra como uma espécie de professor Von Braun, isso quer dizer, um apaixonado pela bomba atômica e pelo seu poder de destruição.
A hipótese de um conflito nuclear hoje é menos dramática (o que não significa que não seja presente) do que nos anos 60, quando o filme foi feito. Ela ainda resolve o problema de James Bond, mas Bond hoje existe mais por inércia que por outra coisa. Se "Dr. Fantástico" sobreviver à Guerra Fria, será um grande feito de Stanley Kubrick.

TV ABERTA

Malaika
Record, 14h.
(Malaika). EUA, 1997, 93 min. Direção: Marina Martins. Com John Laughlin, R.D. Call, Keli Daniels, Lee Purcell. Caçador traz a elefanta Malaika da África para que seja caçada e devidamente morta por seu patrão, em Los Angeles. Problema: Malaika foge e é protegida por quatro crianças. Obscuro ao cubo.

Hércules em Busca do Reino Perdido
Globo, 15h50.
(Hercules and the Lost Kingdom). EUA, 1994, 90 min. Direção: Harley Cokliss. Com Kevin Sorbo, Anthony Quinn, Robert Trebor, Eric Close. Mais um dos "Hércules" protagonizados por Sorbo em escala industrial nos anos 90. Aqui, ele tenta encontrar a cidade de Tróia, contra os desígnios da deusa Hera.

Show Bar
SBT, 22h30.
(Coyote Ugly). EUA, 2000, 100 min. Direção: David McNally. Com Piper Perabo, John Goddman, Maria Bello. Querendo se tornar compositora famosa, garota do interior vai para Nova York, onde trabalha como dançarina em bar que, pela beleza de suas dançarinas, logo se torna célebre.

Intercine
Globo, 1h45.
Para fechar a semana do "Intercine", o espectador pode escolher entre "Sabor da Paixão" (2000, de Fina Torres, com Penélope Cruz, Murilo Benicio, Tuca Andrada, Aracy Balabanian) e "Terror em Alto-Mar" (1999, de Jay Andrews, com Dylan Walsh, Ice-T).

Paixão Eterna
SBT, 3h.
(Made in Heaven). EUA, 1987, 100 min. Direção: Alan Rudolph. Com Timothy Hutton, Kelly McGillis, Maureen Stapleton, Mare Winningham, James Gammon. Assim que morre, Hutton vai para o céu, onde encontra sua alma literalmente gêmea. Problema: ela ainda não passou pela Terra e está prestes a vir cá para baixo.

Doze Homens e Uma Sentença
Globo, 3h55.
(Twelve Angry Men). EUA, 1997, 117 min. Direção: William Friedkin. Com Courtney B. Vance, Jack Lemmon, George C. Scott. Júri rediscute decisão de considerar culpado um jovem que matou o próprio pai devido às objeções de um dos jurados. "Remake" do célebre filme de Sidney Lumet feito para TV a cabo por um ótimo diretor, especialista em filmes de perseguição. Precisa dizer que perdeu espaço na Hollywood atual?

Os Três Caballeros
SBT, 4h50.
(The Three Caballeros). EUA,1945, 71 min. Direção: Norman Ferguson. Sem saber o tesouro que tem nas mãos, o SBT lança nas condições em que está se vendo este ótimo clássico da política da boa vizinhança, em que se encontram o americano Donald, o mexicano Panchito e o brasileiro Zé Carioca. O canal o anuncia para exibição só em São Paulo. Vale conferir. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.