São Paulo, domingo, 10 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nas lojas

Drama
Free Zone
AMOS GITA$
Distribuidora:
Imovision; Quanto: só para locação
Avaliação: ótimo
Por uma série de circunstâncias que não cabe explicar aqui, uma jovem americana (Natalie Portman) e uma taxista israelense (Hanna Laszlo) viajam de Jerusalém a uma espécie de "zona franca" da Jordânia, entre as fronteiras com a Síria e o Iraque. Lá, encontram outra mulher, uma palestina (Hiam Abbas). Três mulheres à deriva em meio ao caos do Oriente Médio, em mais um drama sem concessões de Amos Gitaï, mostrando que a tragédia da região provém do fato de que todos têm razão. A beleza selvagem e absurda de um vilarejo em chamas no meio da noite é uma das imagens fortes do cinema de nosso tempo. E a música de Chava Alberstein, que moderniza uma canção tradicional, é potente e hipnótica como um pesadelo. (JOSÉ GERALDO COUTO)

Drama
O Céu de Suely
KARIM A$NOUZ
Distribuidora:
Videofilmes; Quanto: só para locação
Avaliação: bom
O Nordeste de Suely é contemporâneo e doce. A própria Suely, apesar de pobre, troca de roupa a cada cena: o consumo está ali apesar de tudo (e talvez acima de tudo). Suely volta ao Nordeste, a uma cidadezinha infame, mas não pretende ficar por lá. Prefere rifar a si mesma -mas não se considera prostituta, ela lembra. No seu pé, um rapaz com motocicleta. Karim Aïnouz inverte uma série de clichês sobre o Nordeste (portanto, sobre a brasilidade), trabalha evitando permitir que o sentido se fixe. Sem ser um cineasta que tenha chegado a uma obra acabada, Karim Aïnouz parece, no entanto, a caminho de algo (como sua personagem?). Hermila Guedes destaca-se como atriz de peso, à frente de um grupo de coadjuvantes muito bem dirigido: este é um ponto forte do filme. (IA)


Texto Anterior: Crítica/"Uma verdade inconveniente": Peça brilhante de propaganda ambiental é título obrigatório
Próximo Texto: Os lançamentos que chegam às lojas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.