São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Sacos Plásticos"

Novo álbum dos Titãs soa chocho ao unir eletrônico e country

"Sacos Plásticos", produzido por Rick Bonadio, o mesmo do NX Zero, tem faixas que poderiam ser de Bruno & Marrone

Caio Guatelli/Folha Imagem
Paulo Miklos, Tony Bellotto, Sérgio Britto, Charles Gavin e Branco Mello posam para foto em bar

JOSÉ FLÁVIO JÚNIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Seria muito fácil colocar a culpa em Rick Bonadio. Produtor de álbuns de bandas execradas pela crítica (Mamonas Assassinas, CPM 22, NX Zero), Bonadio assina a direção artística, a direção de repertório, a produção e a mixagem de "Sacos Plásticos", primeiro disco de inéditas do Titãs desde "Como Estão Vocês?" (2003).
Mas Bonadio não escreveu nenhuma das 14 fracas canções do trabalho. A culpa pelo resultado chocho é dos cinco remanescentes da formação clássica dos Titãs: Sérgio Britto, Branco Mello, Paulo Miklos, Tony Bellotto e Charles Gavin. Eles começaram a trabalhar na confecção de "Sacos Plásticos" em março de 2008. O longo processo agora concluído com o lançamento do CD deveria servir para uma espécie de renascimento do grupo.
"A gente precisava fazer um mergulho profundo para resgatar nossa maneira de produzir um álbum", afirma Miklos. Mas o que o fã da banda vai receber é um disco com momentos constrangedores, criado por cinco músicos que já deveriam ter rumado para carreiras individuais há muito tempo.

Dois eixos
"Sacos Plásticos" tem basicamente dois sabores. Uma leva de músicas ("Amor por Dinheiro", "Múmias", "Problema") remete ao Titãs eletrônico de "Õ Blesq Blom" (1989), do lado B de "Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas" (1987) e do hit "O Quê?". Um outro pacote de canções ("Deixa Eu Sangrar", "Porque Eu Sei que É Amor") poderia pertencer a um disco de Bruno & Marrone.
São baladas "clichezentas", algumas com arranjos de cordas feitos em Nashville, a Meca da música country americana. "Não Espere Perfeição" é um dos poucos números que se salvam. Escrita por Mello e Britto, ela remete aos rocks diretos do Kleiderman, projeto paralelo da dupla dos anos 90.
Por ter sido a primeira amostra da parceria entre Titãs e Bonadio, o single "Antes de Você" foi rechaçado de imediato por parte dos fãs. "Estão dizendo que eu virei emo", diz Miklos. "Mas quando a gente for para a estrada isso vai cair por terra. Vai ser punk", anuncia. A turnê deverá ser a primeira a ter apenas os cinco Titãs no palco, sem músicos de apoio.
O grupo periga entrar para a história como interminável. "A gente tem um prazer único com a banda e ele nunca acaba", diz Mello. Ainda devem vir outros "Sacos Plásticos" por aí para a gente lamentar...


SACOS PLÁSTICOS

Artista: Titãs
Gravadora: Arsenal/Universal
Quanto: R$ 27,90
Avaliação: ruim




Texto Anterior: Antes só...
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.