São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inventor do "ethio jazz" lança álbum

Após longa pausa, Mulatu Astatke volta ao estúdio em parceria com os britânicos do The Heliocentrics

BRUNA BITTENCOURT
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um longo hiato, o etíope Mulatu Astatke, um dos grandes nomes da música africana, volta aos estúdios. Criador do ethio jazz -uma fusão entre o soul e o jazz americano e a música etíope-, Astatke, 66, encontra o jovem grupo britânico The Heliocentrics no disco "Inspiration Information". "Eu estava tão envolvido ensinando, pesquisando, escrevendo e fazendo palestras que não tive muito tempo para gravar CDs ou fazer shows", diz o músico à Folha, por telefone.
Nos anos 60, Astatke, 66, estudou na Inglaterra e nos EUA. De volta à Etiópia, misturou à música tradicional do país suas influências ocidentais. "Meu objetivo era voltar com algo novo, um tipo diferente de música", conta. "Quando você escuta o ethio jazz, pode ouvir jazz, música latina, africana, etíope."
Compositor, arranjador e multi-instrumentista, Astatke foi descoberto por um público mais amplo no fim dos anos 90, com a série francesa "Ethiopiques". Voltada à música africana dos anos 60 e 70, a série de discos dedicou seu quarto volume a Astatke. Em 2005, o diretor americano Jim Jarmusch levou diversas composições do etíope para a trilha de "Flores Partidas", dando continuidade ao revisionismo em torno de sua discografia. "Eu tinha um show em Nova York do Ethiopiques.
A secretária do Jim Jarmusch me ligou e ele veio com toda sua equipe. Eu nem sabia quem ele era", diz. "Depois de dois meses, ele me ligou dizendo que minha música combinava com o filme que ele estava fazendo."
No ano passado, Astatke foi convidado a tocar na Inglaterra. Para a apresentação, foi acompanhado pelo The Heliocentrics, grupo que já gravou com os produtores de hip hop Madlib e DJ Shadow. O encontro foi seguido pelo disco, o terceiro volume de "Inspiration Information", série que promove parcerias entre artistas. O álbum traz Astatke fiel ao ethio jazz, mas dialogando com referâncias externas à África, como reza sua cartilha.


INSPIRATION INFORMATION

Artista: Mulatu Astatke & The Heliocentrics
Gravadora: Strut Records
Quanto: US$ 14 (R$ 28), na Amazon




Texto Anterior: Discos só são encontrados em sebos
Próximo Texto: Música: Placebo retorna com disco menos dark e mais pop
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.