São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ANIMAÇÃO

"Kung Fu Panda 2" nem tenta parecer um filme original

Longa segue a receita de produções semelhantes com história edificante e ação que remete ao videogame

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

Com raras exceções ("Toy Story 3", "Wall-E"), os estúdios de animação norte-americanos parecem fazer sempre os mesmos filmes, com os mesmos roteiros, trocando apenas os títulos e uma ou duas cenas.
Vejamos "Kung Fu Panda 2", por exemplo: é uma história parecida com tantos outros filmes por aí: um personagem divertido e fofinho procura seu verdadeiro pai enquanto batalha contra um vilão maldoso que pretende dominar o mudo (ou, nesse caso, só a China).
E tome histórias edificantes, diálogos espertos, referências culturais globalizadas (aqui a China, acolá o Rio de Janeiro), música bombástica, vozes de atores consagrados para dar credibilidade artística e muitas, mas muitas cenas de ação.
O ritmo do filme é frenético. O som, alto demais. Parece um videogame. Personagens voam pelos ares em golpes impossíveis de kung fu. Há incontáveis lutas e perseguições. É uma overdose de ação ininterrupta e impiedosa. Para deixar a criançada sem fôlego mesmo. E tudo em 3D, que é a nova onda.
"Kung Fu Panda 2" é mais do mesmo. Um filme bem realizado, com bonitas imagens e personagens engraçados, mas completamente esquecível. Daqui a dez anos, duvido que alguém diferencie o "2" do "3", do "4", do "5" e de quantos vierem.
Mas será que alguém está preocupado em fazer algo novo quando o primeiro filme faturou US$ 630 mi (cerca de R$ 1 bilhão)? Fica a questão: o público vai porque gosta ou porque sabe exatamente o que vai encontrar?

KUNG FU PANDA 2

DIREÇÃO Jennifer Yuh
PRODUÇÃO EUA, 2011
ONDE nos cines Cidade Jardim, Eldorado, Interlagos e circuito
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cinema - Crítica/Drama: "Vênus Negra" extrai vigor de silêncios e expõe colonialismo
Próximo Texto: Filme mostra economia sob viés familiar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.