São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DOCUMENTÁRIO

"Família Braz" deixa impressão de retrato de classe, oferecido pelos personagens

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Como seu título revela de forma explícita, "Família Braz - Dois Tempos" alinha-se a um grupo de documentários que registra certos personagens durante certo tempo e retorna a eles mais tarde.
No Brasil, a referência central desse procedimento continua sendo "Cabra Marcado para Morrer" (1964-1984).
Mas a passagem do tempo talvez seja menos essencial no filme do que o esforço de Eduardo Coutinho para se reaproximar de seus personagens como indivíduos, não como representantes de um tipo social.
É um dos desafios que se impõem também aos diretores Dorrit Harazim e Arthur Fontes em "Família Braz -°Dois Tempos", vencedor do festival É Tudo Verdade.
Há pouco mais de dez anos, eles realizaram um documentário sobre o cotidiano de uma família de classe média baixa da Brasilândia, periferia de São Paulo. Ao retornarem, encontraram uma concretização da "ascensão social".
Embora exista uma evidente tentativa por parte dos realizadores de fugir do didatismo e do sociologismo, o documentário ainda deixa uma forte impressão de retrato de classe.
Mas, se no passado do documentário brasileiro esse olhar era imposto, aqui ele parece oferecido sobretudo pelos próprios personagens, que ostentam sua trajetória de sucesso material.
"Família Braz - Dois Tempos" não é interessante por registrar a ascensão social de uma família, mas porque essa ascensão é também cinematográfica, refletindo-se na encenação dos personagens dentro do filme.

FAMÍLIA BRAZ - DOIS TEMPOS

DIREÇÃO Dorrit Harazim e Arthur Fontes
PRODUÇÃO Brasil, 2011
ONDE nos cines Livraria Cultura, Espaço Unibanco Pompeia, Espaço Unibanco Pompeia e Frei Caneca
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: Filme mostra economia sob viés familiar
Próximo Texto: Crítica/Comédia: Roteiro previsível atrapalha "Qualquer Gato Vira-Lata"
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.