São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Romeu e Julieta", com direção de Gabriel Villela, estréia amanhã em Londres
Galpão+Globe: Grupo mineiro de rua vai ao teatro de Shakespeare

Divulgação
Mark Rylance (à esq., como Hamlet), diretor artístico do Globe, e Penny Layden em "Hamlet", atualmente em cartaz no teatro


OTÁVIO DIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Amanhã, o grupo Galpão, de Minas Gerais, tem tudo para viver um dia de glória: sua montagem de "Romeu e Julieta" chega ao palco do Shakespeare's Globe, reconstrução do teatro original de William Shakespeare (1564-1616) inaugurada em 1996 e uma das principais atrações culturais do verão londrino.



"É como ganhar uma medalha de ouro em Olímpia. Estamos indo para o estádio primordial", diz o diretor do espetáculo, Gabriel Villela, 41, também mineiro.
A temporada no Globe, que terá 14 espetáculos, é o ponto culminante de uma surpreendente trajetória de sucesso.
O "Romeu e Julieta" do grupo Galpão estreou em 92 na praça Tiradentes, coração de Ouro Preto (MG), numa adaptação para o teatro de rua que mesclou o texto célebre de Shakespeare com circo, comédia, mímica e canções populares do sertão de Minas.
"Fizemos esse espetáculo para a população agrária e ribeirinha do Vale do Jequitinhonha (norte de MG), uma das regiões mais pobres do Brasil e, ao mesmo tempo, muito sensível do ponto de vista artístico e cultural", diz Villela.
Desde 92, "Romeu e Julieta" não só correu o Brasil como participou de diversos festivais de teatro na América e na Europa. "Agora, esse Shakespeare com referências brasileiras chega ao templo do bardo", diz o diretor.
Não é pouca coisa a façanha realizada pelo Galpão. O Shakespeare's Globe, um teatro praticamente ao ar livre, só funciona durante os meses mais quentes de Londres, de maio a setembro, quando atrai milhares de espectadores por dia, dispostos a ficar até três horas em pé para assistir a um Shakespeare o mais fiel possível às montagens originais.
A cada temporada, são exibidas cerca de três novas montagens do autor, além de uma peça contemporânea. Para completar, uma companhia estrangeira é convidada a dividir o palco.
"Buscamos companhias que expressem Shakespeare por intermédio da sensibilidade de sua própria cultura. O Galpão nos impressionou por sua dedicação em levar o autor para a praça pública e por valorizar as características da cultura brasileira", disse Mark Rylance, diretor artístico do Shakespeare's Globe, em entrevista por telefone à Folha.


Peça: Romeu e Julieta
Direção: Gabriel Villela
Elenco: Grupo Galpão
Quando: 11 a 23 de julho
Onde: Shakespeare's Globe (21 New Globe Walk, Londres SE1 9DT, tel. 00/xx/ 4420/7401-9919, Internet: www.shakespeares-globe.org) Preços: R$ 14 a R$ 72


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: "Não quero a visão inglesa de Shakespeare"
Índice
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.