São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Há motivos de sobra para rir do Grammy Latino

DA REPORTAGEM LOCAL

Ai, haja paciência... Como se já não bastasse o outro Grammy, agora eles vão abrir asas de entendedores para cima da gente? Está feito, e a nós, os animais de laboratório, resta aderir ou não à farsa dos indicados ao Grammy Latino, anunciados sexta.
Já aderindo sem querer aderir, há comentários pontuais a fazer -no geral, as escolhas dos entendidos em "brazilian music" nem são assim tão terríveis.
Claro que há motivo para riso de sobra. Ivete Sangalo, por exemplo, concorre a melhor artista nova -não brasileira, mas latina- apesar dos anos de carreira com a Banda Eva. Tudo bem, talvez ela perca para... o setuagenário Ibrahim Ferrer, expoente da velha-guarda cubana redescoberta pelo modismo "Buena Vista Social Club". Revelações? Não dá.
Caetano Veloso concorre em várias categorias, pelo disco "Livro". Lançado em 97, esse álbum podia concorrer na categoria "disco que concorre a prêmios em mais anos consecutivos".
Além disso, Caetano concorre com o Grande Padronizador da Música Latina, Emílio Estefan, a melhor... produtor do ano. Hein? Caetano, produtor? OK, então.
Ah, todos os citados -e mais, num total de 16 concorrentes- pertencem aos domínios da Universal Music, gravadora responsável, no Brasil, pelo estouro da axé music. Eta, gravadora boa, sô.
As incoerências aparecem nas beiradas. Paulo Moura concorre a "álbum regional" tocando Pixinguinha, virgem Maria. Zizi Possi, candidata a melhor cantora pop latina, tem seu álbum "Puro Prazer", pura MPB, filiado à categoria "álbum pop", lado a lado com "Crooner", de Milton Nascimento; na contramão, o ultrapop -quase eletrônico- "Na Pressão", de Lenine, caiu na seção "melhor álbum de MPB". Hein?
Tais subjetividades vão se sucedendo, e aí se aceita a salada de "melhor álbum de rock", com Cássia Eller, Legião (hein?), Los Hermanos, Paralamas e Raimundos. Esqueceram as Spice Girls, ops, quer dizer, as SNZ? Injustiça.
Se o pagodão é exterminado da categoria "melhor álbum de samba/pagode" -concorrem só as ditas raízes, com Alcione, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho e as velhas-guardas da Portela e da Mangueira-, pouco se pode dizer da categoria "melhor álbum sertaneja", com leonardos, zezés e lucianos ("sertaneja"? por que não "country" de uma vez?).
Alguns vão ganhar (quais?), ajudando o país a se sentir mais respeitado diante do mundo (ou do mundo latino radicado em Miami e adjacências?). Ai, que preguiça... (PEDRO ALEXANDRE SANCHES)

O quê: 1º Prêmio Grammy Latino
Quando: dia 13 de setembro
Onde: Staples Center, Los Angeles (EUA)


Texto Anterior: Televisão: Versão brasileira de "Survivor" estréia dia 23
Próximo Texto: Brasileiros concorrem em 14 categorias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.