São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações e instalações integram 3ª "Verbo"

Mostra na Vermelho reúne habitués, como Mauricio Ianês e Cris Bierrenbach, e novidades, como Anti Laitinen e Lourival Cuquinha

Com 34 projetos, escolhidos entre 250, festival tem performances como mulher sobre cadeira de duas pernas e artista em cubo de vidro

GABRIELA LONGMAN
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem entrar na galeria Vermelho nesta semana pode dar de cara com uma cozinha em pleno funcionamento, com uma mulher que se equilibra sobre uma cadeira de duas pernas ou com um DJ e um dançarino que têm suas imagens captadas e transmitidas via internet.
Estas e outras 31 ações e instalações compõe a terceira edição da mostra "Verbo", festival de performances que uma vez por ano toma conta do espaço interno e externo da galeria.
Se até o ano passado os participantes eram convidados diretamente pela galeria, na terceira edição a seleção foi feita a partir do envio de propostas pelos artistas. Assim, os 34 projetos apresentados de hoje a domingo (veja programação abaixo) foram escolhidos pelo trio curatorial -Eduardo Brandão, Marcos Gallon e Daniela Labra- dentre as cerca de 250 propostas recebidas.
A maratona contempla habitués da mostra, como Mauricio Ianês e Cris Bierrenbach, e caras novas, como Anti Laitinen, da Finlândia, e o pernambucano Lourival Cuquinha.
Por seis dias, a artista Adelita Ahmad "morará" em um cubo de vidro instalado dentro da galeria na performance "Encubo-me". Ali dentro, ela permanece imóvel, observando, sendo observada e tomando notas em seu caderninho -única ação que ela mesma se permite durante o período.
A artista já desenvolveu um projeto similar para seu trabalho de conclusão de curso na Faap, no ano passado. "É um ambiente que remete à barriga da mãe, onde recebo comida de fora e permaneço numa situação de espera, sem muita noção da passagem do tempo", diz Ahmad, 24. No sábado, Flamínio Jallageas suspende protótipos de móveis -armário, cama, cômoda- a cinco metros do chão, pendurados por fios.
"A galeria paga os custos de montagem, divulgação e publicação, mas os artistas não recebem cachê", explica Gallon. Paralelamente ao evento, a curadora Adriana Labra ministra o curso "Discutindo a Arte da Performance" (de hoje a sex., das 10h às 13h, no Centro Universitário Maria Antônia, tel. 0/xx/11/3255-7252)

VERBO


Quando: de hoje a sex., das 19h às 22h; sáb. e dom., das 14h às 21h
Onde: galeria Vermelho (r. Minas Gerais, 350, tel., 0/xx/11/3257-2033)
Quanto: entrada franca



Texto Anterior: "SL ainda não esgotou suas possibilidades"
Próximo Texto: Paulistana criou cozinha para receber público na Vermelho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.