São Paulo, terça-feira, 10 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistana criou cozinha para receber público na Vermelho

DA REPORTAGEM LOCAL

Teresa Berlinck participou da primeira "Verbo" como espectadora e da segunda como convidada. Neste ano, teve seu projeto aprovado e monta a "Cozinha Cultural" - ação que convida o público a levar receitas, ingredientes e experiências para uma cozinha "de verdade" na área externa da Vermelho. Até domingo, ela recebe convidados e prepara receitas.
"De uns dois ou três anos para cá, tenho buscado formas de aproximar o público do trabalho. Agora vejo que todos têm uma história ligada à comida. A cozinha é um ambiente agregador", diz a paulistana, 44, que montou o espaço com eletrodomésticos e objetos emprestados por amigos, conhecidos ou trazidos de sua própria casa.
"As lonas, por exemplo, são usadas na quermesse de uma igreja e me foram emprestadas pelo padre", conta Berlinck.
Desde o início de maio, ela mantém o blog www.cozinhacultural.blogspot.com, vinculado ao projeto, em que recebe receitas, conta histórias e faz visitas fotográficas a "outras cozinhas" -o artista Tadeu Jungle foi um dos que tiveram sua cozinha visitada e documentada. Com 25 a 30 acessos por dia, o espaço virtual deverá ser abastecido com fotos e anotações do que acontecer na cozinha "real". "A existência do blog foi aos poucos reconfigurando o trabalho", explica.

Múltiplas linguagens
Junção de ato cênico e ato plástico -ou o que a crítica Kátia Canton denominou "linguagem repleta de pulsão, vitalidade e urgência"-, a performance já existia entre dadaístas e surrealistas, mas tornou-se aceita como meio de expressão artística independente nos anos 70, com o apogeu da arte conceitual. Sua maior característica é reunir diferentes linguagens: teatro, dança, música, cinema, vídeo e arquitetura em suas variadas combinações. No caso, a culinária entrou na lista e passou a servir de referência.
"A idéia é que seja algo familiar, com comidas caprichadas, sim, mas nada de alta gastronomia... Aliás, tenho até medo de usar a palavra gastronomia", brinca a artista. (GL)


Texto Anterior: Ações e instalações integram 3ª "Verbo"
Próximo Texto: Sescs exibem novas formas de arte de rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.