São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

Direção modesta deixa filme sem brilho

Jake Scott abre mão de pirotecnias visuais em "Corações Perdidos" para se apoiar no desempenho dos atores

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

Em seu segundo longa-metragem, o diretor britânico Jake Scott dá sinais de que não pretende seguir os passos de seu pai Ridley ("Blade Runner") ou de seu tio Tony ("Top Gun").
Em vez de aderir ao virtuosismo estilístico da família, Jake preferiu fazer um drama contido, baseado antes na força das interpretações do que em pirotecnias visuais.
Em "Corações Perdidos", o casal Doug (James Gandolfini) e Lois (Melissa Leo) enfrenta um longo processo de luto após perder a filha em um acidente de carro. Ela desenvolve agorafobia (medo de lugares públicos) e não sai de casa. Ele tem um caso com uma garçonete. Quando sua amante morre de um infarto, Doug aproveita uma viagem marcada para Nova Orleans e decide dar um tempo no casamento. Lá ele conhece Allison (Kristen Stewart), prostituta de 16 anos que perdeu a mãe, também em um acidente.
Doug decide cuidar de Allison em uma evidente tentativa de encontrar uma substituta para a filha. As coisas se complicam quando Lois vence sua fobia e vai ao encontro do marido.
Se por um lado o roteiro de "Corações Perdidos" não se esforça muito para escapar das convenções do melodrama familiar, por outro consegue evitar a solução mais edulcorada para os conflitos dos protagonistas.
O filme tem a grande vantagem de contar com dois belos atores naturalistas: Gandolfini, mais conhecido pelo papel de Tony Soprano, e Leo, ganhadora do último Oscar de atriz coadjuvante por "O Vencedor".
E Stewart revela-se uma atriz mais promissora, ainda que não totalmente madura, do que a saga "Crepúsculo" permite supor.
Por sua vez, o diretor Jake Scott peca pela modéstia. Ao fugir do barroquismo visual de seu pai e de seu tio, chega ao extremo oposto: um longa com cara de telefilme.

CORAÇÕES PERDIDOS
DIREÇÃO Jake Scott
PRODUÇÃO Reino Unido/EUA, 2010
COM James Gandolfini, Kristen Stewart e Melissa Leo
ONDE nos cines Bristol, Cinépolis Iguatemi, Jardim Sul e circuito
CLASSIFICAÇÃO 16 anos
AVALIAÇÃO regular



Texto Anterior: Vanessa vê TV: Como se faz um "Columbo"
Próximo Texto: Coleção Folha lança ópera do compositor Charles Gounod
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.