São Paulo, domingo, 10 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha lança ópera do compositor Charles Gounod

"Fausto" é inspirada na famosa obra do escritor alemão Goethe

DE SÃO PAULO

O próximo número da Coleção Folha Grandes Óperas reúne um elenco estelar para contar a história do homem que vendeu a alma ao Diabo.
"Fausto", de Gounod, é o volume 24 da coleção e chega às bancas no próximo domingo, dia 17/7.
Um dos mais proeminentes compositores franceses do século 19, Charles Gounod (1818-1893) escreveu ainda uma adaptação operística de "Romeu e Julieta", do dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616).
Também é autor de uma "Ave Maria" que é bastante tocada em cerimônias de casamento até hoje.
Sua criação mais célebre, contudo, é a ópera inspirada na obra-prima de Goethe (1749-1832).
O "Fausto" do escritor alemão capturou a imaginação dos compositores românticos, merecendo partituras de Schumann (1810-1856) e Berlioz (1803-1869).
A trama da criação de Gounod se concentra na primeira parte do "Fausto" de Goethe: além do pacto demoníaco entre o protagonista e Mefistófeles, narra seu envolvimento romântico, de desfecho trágico, com Margarida.
A música é marcada pela veia melódica apurada e a suntuosidade que marcam o estilo operístico francês do século 19, conhecido como "grand opéra".
Realizada ao vivo no Japão, em 1973, a gravação de "Fausto" conta com cantores de primeiríssimo time, destacando o refinado tenor espanhol Alfredo Kraus (1927-1999) no papel-título, cantando com extrema elegância a ária "Salut! Demeure Chaste et Pure".
Margarida é vivida pela soprano italiana Renata Scotto, que mostra brilho e virtuosismo no desempenho.
O caráter diabólico do personagem de Mefistófeles é garantido pela atuação marcante do baixo búlgaro Nicolai Ghiaurov (1929-2004).


Texto Anterior: Crítica/Drama: Direção modesta deixa filme sem brilho
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Paris de muitos sonhos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.