São Paulo, sexta, 10 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abujamra interpreta serviçal

da Reportagem Local

O ator e diretor Antônio Abujamra, que faz um "serviçal" na peça, como sublinha, diz que precisou "se lavar" da postura de diretor para interpretar o personagem como a diretora queria. E afirma que se diverte muito no papel. (NS)

Folha - Qual é o seu personagem?
Antônio Abujamra -
É o administrador da fazenda, Chamráiev. Não há quem esteja na profissão que não queira fazer um Tchecov. É um autor que preenche esse vácuo atormentado que tem na nossa cabeça. E ele é um autor que sabe como poucos dar esperança para as pessoas, porque, antes de ser um grande dramaturgo, ele é médico. Ele não pode chegar para o doente e dizer: "Você está em estado terminal". Ele sempre arma possibilidades.
Folha - Como você construiu o Chamráiev?
Abujamra -
Eu tive que me lavar de toda uma postura de diretor, para, como ator, entender a leitura da Daniela. E a leitura dela me encaminhou para momentos em que eu me divirto muito. Aliás, eu só faço teatro como ator porque me divirto muito. Eu sou um mujique, meu papel é o menor da peça. Eu entro, fico dois atos sem entrar, mas estar perto da Fernanda é curioso. Estar perto de uma atriz que consegue dar a evidência e não a surpresa da interpretação é maravilhoso.
Folha - A peça espelha "Hamlet". Quando ouvi que você estava no elenco, pensei: "Ele vai fazer um Polônio".
Abujamra -
Ah, que maravilha. O prazer de serviçal do Polônio. A diferença entre o Polônio e o Chamráiev é que o Polônio tem um prazer enorme de servir. O prazer de estar no poder, sempre servindo. O Chamráiev é mais "sou empregado, mas não me encha o saco". Mas a visão da Arkádina é apaixonante para ele. Com ela, ele quer ser um serviçal, mas ela não deixa.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.