São Paulo, domingo, 10 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Muniz faz as pazes com o autor de "Os Mutantes"

DA REPORTAGEM LOCAL

"A divergência foi séria", nas palavras do próprio Lauro César Muniz. Tudo começou quando Tiago Santiago, 45, autor de "Os Mutantes" e consultor de teledramaturgia da Record, sugeriu no início do ano que "Vendetta", a nova novela do colega, tivesse heróis e vilões mais claros.
Pragmático, Santiago acreditava ser preciso simplificar os personagens para atrair audiência. Para Muniz, isso era "simplista e maniqueísta". A discórdia chegou aos jornais.
Agora, conta o novelista veterano, eles estão "em paz".
Os dois se encontraram recentemente nos estúdios da Record, no Rio, e "passaram a relação a limpo". "Temos uma divergência séria em termos de dramaturgia, a estética dele é o oposto da minha. Mas, nesse momento, precisamos ter união, não faz sentido criar desarmonia. A Record está crescendo, vamos brigar juntos", afirma Muniz.
Segundo ele, Santiago "teve que entender que é difícil para um autor ouvir o outro". "Disse para ele a dificuldade que tinha em aceitar a cartilha dele, e ele, a minha. Fomos nos afinando, cada um tem o seu papel hoje. Passamos a limpo nossa relação. Ele foi um dos que batalharam minha ida para a Record. Isso nos ajudou a dialogar e chegar a um entendimento de que deve haver respeito mútuo e não interferência."
"Vendetta" começa a ser gravada em outubro, com cenas em Palermo, na Itália, e tem estréia prevista para março. O autor nunca esteve na região e, para escrever as seqüências que lá se passam, realizou uma viagem virtual, através do computador de sua casa.

Tráfico e Farc
Na história, Toni, que pertence à máfia siciliana, tem a família morta por um adversário e jura vingança. Descobre que a ordem para o atentado partiu do Brasil e viaja atrás de seu inimigo. A maior parte da ação se passa em São Paulo, conta o autor, mas também haverá cenas no Rio, em razão de personagens bicheiros, ligados a escolas de samba.
Por aqui, a máfia se liga ao tráfico de drogas e também chegará às Farc, na Colômbia.
Entre os roteiristas da novela, estará Newton Cannito, da série "9MM", da Fox, sobre a polícia de São Paulo.
(LM)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Vinicius é tema do terceiro livro-CD da Coleção Folha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.