São Paulo, sexta-feira, 10 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Buffy, a Caça-Vampiros
Globo, 15h40.
  
(Buffy, the Vampire Slayer). EUA, 1992, 98 min. Direção: Frank Rubel Kazui. Com Kristy Swanson, Donald Sutherland. Típica jovem norte-americana sabe certo dia, por um estranho (Sutherland), que sua missão é exterminar os vampiros.

A Incrível Jornada 2 - Perdidos em San Francisco
SBT, 22h30.
 
(Homeward Bound 2: Lost in San Francisco). EUA, 1996, 89 min. Direção: David R. Ellis. Com Robert Hays. Dois cães e um gato escapam de seus patrões e vivem aventuras.

Intercine
Globo, 2h15.

As opções da sessão interativa desta sexta são "A Lua dos Amantes" (1991, de John Bailey, com Ed Harris, Madeleine Stowe) e "Experiência 2 - A Mutação" (1998, de Peter Medak, com Michael Madsen).

Queimando Tudo
Bandeirantes, 2h15.
  
(Up in Smoke). EUA, 1978, 88 min. Direção: Lou Adler. Com Cheech Marin, Tommy Chong, Strother Martin, Edie Adams. Cheech e Chong tentam virar "rock stars" e encontrar o melhor fumo disponível, com mais empenho no segundo item.

Pecos Bill - A Lenda do Oeste
SBT, 2h50.
 
(Tall Tale). EUA, 1994, 95 min. Direção: Jeremiah Chechik. Com Patrick Swayze, Oliver Platt. Três heróis ajudam garotinho cuja família tem a fazenda ameaçada.

Sete Noivas para Sete Irmãos
Globo, 4h.
    
(Seven Brides for Seven Brothers). EUA, 1954, 103 min. Direção: Stanley Donen. Com Howard Keel, Jane Powell. Quando o mais velho de sete irmãos lenhadores arranja uma noiva, os outros tratam de ir atrás de mais noivas. Belo musical. (IA)

O próximo como inimigo

CRÍTICO DA FOLHA

Steven Zaillian não teve muitas oportunidades na direção, o que talvez se explique pelo fato de seu trabalho de estréia, "Lances Inocentes" (Telecine Emotion, 21h), fazer sentido.
Lá está a história de um jovem gênio do xadrez, cujo pai, como todos os pais, quer ver o garoto nas nuvens, e cujo mestre quer que ele copie de Bobby Fischer, o antigo campeão mundial, o espírito de competição elevado a uma potência demencial.
Ou seja, de inocentes esses lances não têm nada. A circunstância de serem executados por crianças enfatiza, no entanto, aquilo que o comportamento humano tem de mais destrutivo.
Estar em um mundo onde se vê o próximo como inimigo (ou concorrente) talvez seja nosso destino.
Sorrir por isso, não necessariamente.
(INÁCIO ARAUJO)

DOCUMENTÁRIO

Especial traz expressões da poesia de Piva

DA REDAÇÃO

"Para ser poeta tem de ser como os coribantes que, quando recebem o deus, quando incorporam o deus, sacodem a cabeça para frente e para trás." Com essa citação aos sacerdotes da deusa Cibele na Frígia (Ásia antiga), o poeta "marginal" Roberto Piva dá início ao documentário "Assombração Urbana com Roberto Piva", de Valesca Dios, que a TV Cultura exibe na próxima segunda, às 6h, e na sexta (dia 17), à 0h15.
Dos coribantes, Piva segue para duas definições de sua arte que lhe são caras: "Poesia é a subversão do corpo", de Octavio Paz (1914-1998), e "A poesia é a mais fascinante orgia ao alcance do homem", de André Breton (1896-1966). Em menos de um minuto, estão colocadas as principais idéias que norteiam a obra poética de Piva: o corpo, a orgia e a transcendência.
O eu do poeta é sempre um eu-corpo, que participa e interfere no presente e que se modifica pela sua experimentação física, seja no sexo ou no convívio na cidade (quase sempre São Paulo).
A orgia é muito menos um tema relacionado com o corpo e com o homo e pan-erotismo do poeta do que com a festa de referências humanistas que perpassa os poemas. É uma orgia de história, que traz para o presente do poema toda uma tradição cultural humanista, num clima, este sim, orgiástico, de ninguém é de ninguém.
Já a transcendência é marcada pela busca do êxtase, que pode vir tanto da euforia do álcool quanto pelas revelações dos alucinógenos, em um plano, e pelas experiências místicas do xamanismo, em outro.
Ao longo do filme, essas três expressões da poesia de Piva são esmiuçadas na voz do próprio autor e nos depoimentos do diretor de teatro Zé Celso Martinez Corrêa, do crítico literário Davi Arrigucci Jr., do escritor João Silvério Trevisan e dos poetas Cláudio Willer, Rodrigo de Haro e Fernando de Franceschi.
(GUILHERME WERNECK)


ASSOMBRAÇÃO URBANA COM ROBERTO PIVA. Quando: seg. (13/9), às 6h, e sexta (17/9), à 0h15, na TV Cultura.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Bichinha da Bicicleta vota em Banana!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.