São Paulo, sábado, 10 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Documentário banal rememora o 11 de Setembro

LUCIANA COELHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Já vão quatro anos desde os ataques contra o World Trade Center, em Nova York, e a história continua a ser contada. Às vezes com elementos novos -como no recém-lançado "102 Minutos", livro dos jornalistas Kevin Flynn e Jim Dwyer que reconstitui os momentos finais dentro das Torres Gêmeas. Às vezes repisando no que já foi visto e ouvido e recorrendo ao apelo emocional fácil para captar a simpatia de um público para o qual a tragédia daquela terça-feira, de tantas vezes recontada, tornou-se banal. No segundo caso, entra "Uma História de Duas Torres", que o GNT exibe neste 11 de setembro.
O documentário inédito se apóia nas indefectíveis imagens do dia -aviões se chocando contra torres, vítimas saltando do alto, torres ruindo, escombros, tudo captado por vídeos amadores- para ilustrar depoimentos de dois grupos de sobreviventes.
O primeiro trabalhava na Eurobrokers, uma corretora de títulos que ocupava o 84º andar da Torre Sul -atingido pelo avião- e que perdeu 60 funcionários. O segundo estava em uma corretora menor, a May Davis, situada no 87º andar da Torre Norte. Lá, dos 14 funcionários, 13 sobreviveram.
Com raras exceções, como a de Ron di Francesco, que subiu até o 91º andar antes de descer e se salvar, são relatos quase mecânicos, dos quais até os narradores parecem já ter se cansado. Não há análise, não há reflexão, e o drama vem em uma dose forçada no fim, quando os sobreviventes se reúnem e exibem objetos que carregaram consigo naquele dia, ainda sujos de cimento ou sangue.
Em caso de curiosidade mórbida persistente, é melhor esperar o filme inspirado no livro de Dwyer e Flynn, previsto para 2007.


Uma História de Duas Torres
Quando: hoje, meia-noite; segunda, 21h, e terça, 12h30, no canal GNT


TV ABERTA

Eastwood encarna "O Estranho que Nós Amamos"

Loucademia de Polícia 3 - De Volta ao Treinamento
SBT, 14h15.  

(Police Academy 3: Back in Training). EUA, 1986. Direção: Jerry Paris. Com Steve Guttenberg, Bubba Smith. A academia está ameaçada de fechamento, por contenção de despesas. Em vista disso, os veteranos voltam para treinar os novatos. Terceiro exemplar de série burlesca dos anos 80, tão limitada no humor quanto de sucesso.

O Jovem Robin Hood
SBT, 16h.   

(Robin of Locksley). EUA, 1996. Direção: Michael Kennedy. Com Devon Sawa, Sarah Chalke. Nessa versão adolescente para o personagem-título, Robin é o garoto que, após ingressar na melhor escola do país, tenta ajudar um garotinho pobre. Para isso, usa seus conhecimentos de informática para desviar dinheiro de contas alheias.

Rob Roy - A Saga de uma Paixão
Record, 22h15.   

(Rob Roy). EUA, 1995. Direção: Michael Caton-Jones. Com Liam Neeson, Jessica Lange. Rob Roy é o herói escocês que, no século 18, enfrenta a empertigada nobreza local e seus prepostos, depois de o dinheiro que o marquês de Montrose lhe emprestara ser roubado. Um filme em que tudo que é acessório funciona: os atores, a direção de arte, a fotografia. No entanto, a direção de Caton-Jones é de um academicismo de dar sono.

Revelação
Globo, 23h.   

(What Lies Beneath). EUA, 2000, 126 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Harrison Ford, Michelle Pfeiffer. Zemeckis investe no sobrenatural, ao tratar da mulher que começa a ouvir vozes em sua casa. O que são as vozes, como as outras pessoas a encaram são problemas deste filme menos memorável do realizador de "De Volta para o Futuro".

Pecado Original
SBT, 23h30.  

(Original Sin). EUA, 2000, 112 min. Direção: Michael Cristofer. Com Antonio Banderas, Angelina Jolie. Um solitário e rico Banderas arranja casamento com mulher americana. Quando ela chega, ficará deslumbrado com ela. Depois, descobrirá que ela não é propriamente uma mulher de bem. Convém mais esperar pela exibição, algum dia, de "A Sereia do Mississippi", que Truffaut adaptou do mesmo romance de Cornell Woolrich.

O Retorno
SBT, 1h50. 

(Homecoming). EUA, 1996, 105 min. Direção: Mark Jean. Com Anne Bancroft, Kimberlee Peterson. Abandonadas pela mãe, quatro crianças saem em peregrinação em busca da avó, que pode acolhê-las. Mas esta reluta. Feito para a TV.

A Sedução de Sara
Bandeirantes, 2h10.  

(Romancing Sara). EUA, 1994, 84 min. Direção: Lawrence Unger. Com Bobby Allen, Taylor Caliban. Rapaz nos seus 20 anos e moça nos 30 se conhecem na praia, se sentem atraídos mutuamente e mandam bala.

O Estranho que Nós Amamos
Globo, 3h20.     

(The Beguiled). EUA, 1970, 104 min. Direção: Don Siegel. Com Clint Eastwood, Geraldine Page. Clint é o soldado ianque ferido, recolhido numa casa onde vivem sete mulheres, em plena Guerra de Secessão. A presença do homem será um fator e tanto naquela casa. Um faroeste, afinal. Um faroeste estranhíssimo, mas também belíssimo.

O Fim da Inocência
SBT, 3h50.   

(A Girl of the Limberlost). EUA,1990. Direção: Burt Brinckerhoff. Com Joanna Cassidy, Annette O'Toole, Heather Fairchild. No começo do século 20, garota interiorana, pobre porém talentosa, luta contra a mãe para se tornar violinista, com a ajuda de um professor. Feito para a TV. Só para São Paulo. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Severino engasga no bolo de rolo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.