|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CRÍTICA
"Nixon" extrai melancolia da música negra
GUILHERME WERNECK
DA REPORTAGEM LOCAL
Embora o Lambchop seja
normalmente classificado
sob o abrangente e um tanto vago
rótulo de "alt-country" -essa
mistura de country com rock independente, que engloba bandas
tão diferentes entre si quanto Wilco e Whiskeytown-, em "Nixon", lançado no ano de 2000, a
banda passa longe da música "caipira", branca, de sua cidade natal,
Nashville.
A influência central de "Nixon"
é a música negra americana dos
anos 70. A reverência de Kurt
Wagner ao soul e aos "spirituals"
pontuam todo o disco, seja no
groove de "Grumpus", nos coros
gospel de "Up with People" ou no
uso frequente do falseto, marca de
"What Else Could it Be" e de "The
Distance from Her to There".
Mas a graça do Lambchop reside justamente em transgredir e
fundir gêneros. Assim, a música
negra, nas mãos de Wagner, incorpora tanto elementos do folk
melancólico de Nick Drake quanto dos arranjos de cordas suntuosos de Burt Bacharach.
E nisso o líder do Lambchop é
ajudado por um time cada vez
maior de músicos (a banda começou com apenas três membros e
chega a ter 20). A guitarra, o piano, o órgão hammond, as cordas
e os metais se revezam para deixar
mais complexa a estrutura aparentemente simples das canções
de Wagner e para sublinhar suas
letras oblíquas, que lançam luz
sobre o cotidiano, falando de
amores truncados e de falta de
perspectiva, alternando melancolia e ironia fina.
Desvendar essas texturas, criadas ao redor das melodias cativantes e misteriosas de Wagner,
que, como no jazz, extravasam o
tempo, se torna um jogo sedutor,
do qual é quase impossível fugir, e
transforma "Nixon" em um desses discos que pedem para ser revisitados constantemente.
Nixon
Artista: Lambchop
Lançamento: Trama (a partir de 25/10)
Quanto: R$ 25,90 (preço sugerido)
Texto Anterior: Música - Tim Festival: Sofisticação "caipira" do Lambchop põe pé no Brasil Próximo Texto: Ruído: Ex-estrela, Marília Medalha prepara volta Índice
|