São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV PAGA

Futura apresenta um "tesouro" com cores falsas

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

O Futura é um canal interessante, que descola filmes que não se vê em outro lugar. Hoje é dia de "O Tesouro de Sierra Madre". Mas, a crer nas revistas da Net, em versão colorizada.
A colorização foi um processo em voga faz algum tempo, pelo qual filmes rodados originalmente em preto-e-branco adquiriam cores. Partia-se do pressuposto, não totalmente infundado, de que uma parte da população hoje considera o branco-e-preto não um processo, mas uma deficiência.
Mas essa mesma parte da população não deve ter se apaixonado pelos filmes, enquanto a outra ficou tiririca com essa história de atribuir cores a objetos concebidos para não ostentá-las. Com isso, o processo foi paulatinamente sendo encostado.
O filme é um dos melhores de John Huston e gira em torno da posse de um tesouro. Gira, sobretudo, em torno de um tema freqüente em Huston, o da inutilidade dos esforços humanos.
Um dos aspectos centrais do filme é a maneira dura, áspera como a luz mexicana é traduzida pela fotografia. O que a colorização bota pelo ralo.
Já o AXN faz uma coisa estranha com "O Poderoso Chefão". Além das interrupções publicitárias, coloca um programa de meia hora (chamado "Por Trás da Ação", à 1h30), no meio do filme.
Com o que dá para começar a reconsiderar a prática do Canal 21, que não raro faz com que bons filmes dividam a tela com a hora certa, a temperatura, o logotipo e o que mais aparecer.
Na média, o Futura tem crédito, mas seria desejável que reconsiderasse essa prática, sobretudo porque uma parte dos espectadores não sabe se tal filme é colorizado ou não e, de um canal educativo, se espera que cultive o senso estético de seu público.


O TESOURO DE SIERRA MADRE. Quando: hoje, às 3h30, no canal Futura

TV ABERTA

Último James Bond de Moore garante o dia

007 na Mira dos Assassinos
SBT, 12h25.

(A View to a Kill). Inglaterra, 1985, 131 min. Direção: John Glen. Com Roger Moore, Christopher Walken. Último filme de Moore como Bond, com Walken como o vilão disposto a destruir o Vale do Silício, nos EUA. Não é dos principais filmes de Bond, mas garante o dia.

O Pequeno Stuart Little
Globo, 13h20.

(Stuart Little). EUA, 1999, 84 min. Direção: Rob Minkoff. Com Geena Davis. Em vez de adotar uma criança, idéia inicial, casal adota um ratinho.

Alô?
Cultura, 16h30.

Brasil, 1998, 95 min. Direção: Mara Mourão. Com Betty Lago, Myriam Muniz. A comédia de Mara Mourão mostra ricos e pobres que se beneficiam do célebre "jeitinho" brasileiro e acabam se esbarrando. No geral, o humor é infame.

Reencontro Mortal
Record, 20h15.

(Martial Outlaw). EUA, 1993, 91 min. Direção: Kurt Anderson. Com Jeff Wincott, Gary Hudson. Policiais e irmãos unem-se para enfrentar traficante russo. Boa sorte e tchau.

Os Pequeninos
Bandeirantes, 20h30.

(The Borrowers). EUA, 1998, 86 min. Direção: Peter Hewitt. Com John Goodman, Mark Williams. Família de seres diminutos habita o subsolo de uma casa ocupada por outra família.

Os Caça-Fantasmas
Record, 20h30.

(The Ghostbusters). EUA, 1984, 99 min. Direção: Ivan Reitman. Com Bill Murray. Quatro cientistas abrem uma agência cujo objetivo é caçar fantasmas.

Inspetor Bugiganga
SBT, 22h35.

(Inspetor Gadget). EUA, 1999, 78 min. Direção: David Kellogg. Com Matthew Broderick. Segurança atrapalhado é transformado em robô detetive.

Anaconda
Globo, 0h05.

(Anaconda). EUA, 1996, 85 min. Direção: Luis Llosa. Com Jennifer Lopez. Equipe de documentaristas desce o rio Amazonas, quando é confrontada a anaconda, uma cobra demoníaca.

O Aventureiro do Pacífico
Bandeirantes, 0h15.

(Donovan's Reef). EUA, 1963, 109 min. Direção: John Ford. Com John Wayne. Donovan é o homem que, tendo se transferido para uma ilha do Pacífico, por conta da Segunda Guerra, lá se instalou e lá decidiu ficar, com sua taberna.

13 Dias que Abalaram o Mundo
Globo, 1h40.

(Thirteen Days). EUA, 2000, 145 min. Direção: Roger Donaldson. Com Kevin Costner. A crise das armas atômicas e a hipótese concreta de uma guerra nuclear, vistas a partir da Casa Branca.

A Vida em Preto-e-Branco
SBT, 2h05.

(Pleasantville). EUA, 1998, 124 min. Direção: Gary Ross. Com Tobey Maguire, Reese Witherspoon. Depois de uma briga, dois adolescentes vão parar em cidade de seriado, nos anos 50.

Um Assassino na Cidade
Globo, 4h05.

(Mousey). EUA, 1974, 85 min. Direção: Daniel Petrie. Com Kirk Douglas. Desprezado por seus alunos, traído pela mulher e separado de seu filho, Douglas planeja sua vingança. Feito para TV.

Subindo por Onde se Desce
SBT, 4h10.

(Up the Down Staircase). EUA, 1967. Direção: Robert Mulligan. Com Sandy Dennis. Professora luta para ensinar aos diabretes as delícias da literatura. Belo. Só para São Paulo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Ueba! Lucianta diz que mordida dá tétano!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.