São Paulo, domingo, 10 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Provocações" comemora dez anos com 500 entrevistas e DVDs

Atração de Abujamra é uma das com maior apelo jovem da Cultura

MORRIS KACHANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Se você não fosse cantora, o que gostaria de ter sido?", pergunta Antonio Abujamra. Elza Soares responde: "Olha, é uma resposta pesada. Eu seria uma grande prostituta". "Com consciência?" "Com consciência", diz a cantora. "Puxa vida, por que você aprendeu a cantar meu Deus do céu!", arremata o apresentador.
Há quem diga -e não são poucos- que "Provocações" é o programa mais livre da televisão brasileira. É pena que seja visto apenas por uma audiência de um ponto no Ibope (cada ponto equivale a 60 mil domicílios ligados na Grande São Paulo).
O eterno jogador Antonio Abujamra, 78, veterano ator e diretor, é quem comanda a atração que sempre recebe convidados para entrevistas nada convencionais. Chama a atenção o fato de esse ser considerado um dos programas com maior apelo entre o público jovem na TV Cultura.
"Provocações" agora chega aos dez anos com mais de 500 entrevistas exibidas, o que não deixa de ser um marco em se tratando da volatilidade da televisão brasileira. E, para comemorar, lança quatro DVDs trazendo alguns dos grandes momentos do programa.
Os entrevistados são de toda espécie, já que a proposta de "Provocações" é a de ser "um periscópio sobre o oceano do social", como gosta de definir Abujamra.
Já participaram artistas conhecidos como o escritor Mario Prata, o ator Paulo Autran e o músico Arnaldo Antunes.
E personalidades que, com base na experiência vivida, compartilham seus conhecimentos. Esse é o caso do ex-presidiário Luiz Alberto Mendes, para quem, depois de matar uma vez, fica mais fácil matar numa próxima oportunidade.

RECURSOS DRAMÁTICOS
Estaríamos em um "talk show"? O diretor Gregório Bacic rejeita: "Essa é uma expressão da televisão americana para um gênero de programa que não é o nosso".
"Provocações" é difícil de ser enquadrado.
A captação das imagens, com campos de luz e de sombra sobre os rostos e com a câmera chegando ao close, serve como um recurso dramático.
A leitura de poemas ou trechos de alguma obra-prima da literatura universal, que de alguma forma compõe com o tema da conversa, também evoca o ambiente de teatro.
Quem é instado a também participar do programa é a opinião pública, que comparece na forma de depoimentos captados pelas ruas da cidade -moradores de rua, funcionários públicos, gente engravatada, peruas, todos têm espaço.
Diante de perguntas inusitadas, a ideia é captar as reações, a espontaneidade das respostas. Claro que alguns programas saem melhores do que outros, a depender do desprendimento dos entrevistados e do que têm a contar. Assim como os humores de Abujamra, eles oscilam.


NA TV
Provocações
Programa de Antonio Abujamra
QUANDO terças, às 23h, na Cultura
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

PROVOCAÇÕES
DISTRIBUIÇÃO Cultura Marcas
QUANTO R$ 29,90 cada um
CLASSIFICAÇÃO 16 anos




Texto Anterior: "Passione" põe galã para mendigar
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.