São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Artistas e Modelos
Bandeirantes, 13h.
(Artists and Models). EUA, 1955, 109 min. Direção: Frank Tashlin. Com Dean Martin, Jerry Lewis, Shirley MacLaine, Dorothy Malone. Eugene (Lewis) sonha em voz alta as aventuras da Bat Mulher. Rick (Martin) escuta-as e as transforma em histórias em quadrinhos. Eles moram no mesmo apartamento. No andar de cima, moram MacLaine e Malone. A primeira é apaixonada por Jerry, que nem nota sua presença. A dupla Lewis/Martin estava em seu momento final, o que não a impediu de, levada pelo genial Tashlin, fazer aqui uma das melhores comédias do pós-guerra (isto é: do pós-guerra em diante).

Tarzã e o Vale do Ouro
SBT, 14h.
(Tarzan and the Valley of the Gold). EUA, 1966, 89 min. Direção: Robert Day. Com Mike Henry, Nancy Kovack. Saqueador rouba tesouros indígenas. Ou roubaria, não fosse Tarzã.

O Pequeno Grande Time
Globo, 15h45.
(Little Giants). EUA, 1994. Direção: Duwayne Dunham. Com Rick Moranis, Ed O'Neill, Shawna Waldron, Mary Ellen Trainor, Matthew McCurley, Susanna Thompson. Numa pequena cidade do interior dos EUA, Danny O'Shea (Moranis), um pai solteiro, decide atender ao apelo de Becky (Waldron), sua filha, para treinar um time de futebol formado por jovens rejeitados por Kevin (O'Neill), um ex-jogador de futebol de muito sucesso e que agora treina o time principal da cidade. Danny e Kevin são irmãos, mas eternos rivais em tudo.

Mr. Magoo
SBT, 22h.
(Mr. Magoo). EUA, 1997, 87 min. Direção: Stanley Tong. Com Leslie Nielsen, Ernie Hudson, Stephen Tobolowski. Mr. Magoo (Nielsen), o arquimilionário e arquimíope, se vê às voltas com ladrões dispostos a roubar pedra arquipreciosa e, mesmo sem pôr os óculos, usará de métodos pouco convencionais, mas bastante atabalhoados, para persegui-los. Comédia que põe em carne e osso o famoso personagem dos desenhos animados e onde Leslie Nielsen faz o que pode para animar o besteirol. Inédito.

Prova de Fogo
Record, 22h30.
(Bulletproof). EUA, 1988, 90 min. Direção: Steve Carver. Com Gary Busey, Darlenne Fluegel, Henry Silva. Ao descobrir que terroristas praticaram um sequestro em massa (incluindo entre os sequestrados uma ex-namorada), antigo agente da CIA fica uma fera e decide resolver o caso por conta própria. Fogo é a palavra.

Kids
Bandeirantes, 23h.
(Kids). EUA, 1995, 96 min. Direção: Larry Clark. Com Leo Fitzpatrick, Justin Pierce, Chloe Sevigny. Adolescentes de Nova York enfrentam questões de seu cotidiano: sexualidade, drogas, Aids. O mérito essencial do filme é mostrar o terrível tal como é vivenciado pelos personagens, isto é, como banalidade, exceto quando se trata de Aids. Um realismo feroz, que por vezes lembra os filmes de John Cassavetes. A ver.

Intercine
Globo, 2h.
O mais pedido pelos espectadores, entre "Sequestro Alucinante" (1996, de Paul Schneider, com Maria Conchita Alonso, Marcy Walker) e "Apenas Bons Amigos" (1994, de Ron Underwood, com Michael Keaton, Geena Davis), ganha a honra de fechar a semana do "Intercine".

Romance Arriscado
Globo, 3h45.
(Bank Robber). EUA, 1993, 94 min. Direção: Nick Mead. Com Patrick Dempsey, Lisa Bonet, Judge Reinhold, Forest Whitaker. Filho de um ladrão célebre disposto a impressionar a namorada rouba um banco para, com o dinheiro, comprar um iate. Como não tem o talento do pai, é pilhado e precisa se esconder num hotelzinho, onde uma prostituta o protegerá. Mas essa proteção não será incondicional. Comédia em que o maior atrativo são certos nomes do elenco.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Vencendo o panfletarismo e a conciliação
Os anos ditos de chumbo são um problema. Não é fácil tocá-los sem cair à esquerda, no panfletarismo ("Lamarca"), ou à direita, na interpretação conciliadora ("O Que É Isso Companheiro?").
Murilo Salles conseguiu vencer esse desafio com seu "Nunca Fomos Tão Felizes" (Canal Brasil, 21h30). Ao sair do colégio interno, rapaz reencontra o pai, recém-saído da prisão. Sem saber de seu passado, buscará desvendar os mistérios que cercam sua atividade política pregressa.
O filme está à altura das ressonâncias múltiplas do título, em parte irônico (como ser feliz na plenitude do autoritarismo?), em parte evocativo do sentimento da classe média nos anos do "milagre", e em parte ainda referente ao reencontro de pai e filho. (IA)


DOCUMENTÁRIO
GNT exibe último episódio de série sobre aviação
"Últimas Missões" é o nome do episódio de hoje da série "Senta a Pua" (GNT, 23h), dedicada a mostrar a atuação da Aeronáutica brasileira na Segunda Guerra Mundial. Por meio de depoimentos, a atração registra a reação dos pilotos com o final do conflito.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Insensatez à vista
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Festival Gay acaba com o papai-mamãe!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.