São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIAS

"ENDIABRADO"
Clássico do humor perde a graça em refilmagem

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

O diretor do engraçado "Feitiço do Tempo" (Harold Ramis) se juntou com o roteirista do também engraçado "Máfia no Divã" (Peter Tolan) para fazer a refilmagem de um clássico do humor negro (de 1967), que tinha o engraçado Dudley Moore no papel principal. Não ficou engraçado. A culpa é do coisa-ruim.
"Endiabrado", comédia que estréia hoje no Brasil, conta a história de um chato de escritório, apaixonado por uma colega de trabalho que nem sabe que ele existe e que, de repente, topa com o... ele mesmo.
Ela mesma, no caso, uma "demônia" linda, sensual e muito sacana. Interpretada pela linda, sensual e (a gente acha) muito sacana Elizabeth Hurley. Que, apesar de tantas qualidades, não tem uma essencial a esse trabalho: timing.
Seu parceiro, o também limitado Brendan Fraser, famoso em Hollywood por ser o ator que topa qualquer parada, de "A Múmia" a "George - O Rei da Floresta", até que se esforça mais. E erra mais também. Por exemplo: grita no lugar de soltar suas falas com a colocação exata.
Mas o filme também garante que ele tenha os melhores momentos. Quer dizer, as maiores transformações. A cada pedido que faz (Liz Hurley dá sete chances para ele conseguir ser feliz, em troca de sua alma), Brendan Fraser vira uma personagem diferente.
E a revelação de como cada desejo do pobre nerd é traduzido pelo ser do mal é o ponto alto do filme. Como quando ele pede para ser milionário e vira um barão da droga num país qualquer da América Latina. Ou a repetição de seus colegas de escritório, que ganham novos papéis a cada desejo realizado dele.
O que mais? Elizabeth Hurley é linda (apesar de falar de jeito estranho: repare como o lábio superior mostra muito da gengiva quando ela pronuncia as letras "d", "g" e "t"... Está bem, estou procurando pêlo em ovo).
E está com o figurino do inferno mais sofisticado já pensado pelo cinema. E olhe que mais da metade das roupas era da atriz...


Endiabrado
Bedazzled
   Direção: Harold Ramis Produção: EUA, 2000 Com: Brendan Fraser, Elizabeth Hurley, Frances O'Connor Quando: a partir de hoje nos cines Central Plaza, Butantã, Iguatemi, Lapa, Cinemark Market Place e circuito




Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Procurando o rumo
Próximo Texto: "Tolerância": Diretor quer discutir noção de verdade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.