UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DA TV

"STAR WARS"

Desenho prepara terreno para "Episódio 3"

DA REPORTAGEM LOCAL

Há muito tempo, em uma galáxia nem tão longe de nós, os fãs de "Star Wars" esperavam por um desenho animado da série.
A espera terminou: estréia hoje, no canal por assinatura Cartoon Network, a minissérie "Star Wars: Guerras Clônicas", que tira o destino de Anakin Skywalker e cia. das mãos de George Lucas e o entrega a Genndy Tartakovsky, diretor do "Laboratório de Dexter".
Unindo forças a Tartakovsky está ainda o diretor de arte Scott Wills, ex-cenarista do insubstituível "The Ren & Stimpy Show", que a Nickelodeon passou a exibir por aqui no final da década de 90.
A produção tem também Paul Rudish, de "Meninas Superpoderosas" e do bacanudo "Samurai Jack" -outra empreitada de Tartakovsky, desta vez pelo universo da cultura pop japonesa.
E não se pode dizer, enfim, que Lucas tenha abandonado de vez o (seu próprio) barco: sua Lucasfilm aparece nos créditos da produção, que chegou aos Estados Unidos na semana passada.
Dividida em 20 miniepisódios de três minutos cada um, dos quais dez vão ao ar nas próximas duas semanas, a primeira temporada de "Guerras Clônicas" começa de onde parou o último filme da série, "Star Wars: Episódio 2 - O Ataque dos Clones".
Além dos inesquecíveis R2D2 e C-3PO, Yoda e outros velhos conhecidos do público, ganham traços de animação alguns dos personagens mais "novos" -em relação à trilogia incial-, como a senadora Padmé Amidala e o jovem Anakin Skywalker.
Assistir aos outros dez episódios que, segundo o Cartoon, já estariam prontos e completariam a primeira temporada da série, só no ano que vem.
A idéia é que os desenhos animados ajudem a preparar terreno para o grande lançamento de 2005, "Star Wars: Episódio 3", já em fase bem adiantada na agenda de George Lucas.


STAR WARS: GUERRAS CLÔNICAS. De: Genndy Tartakovsky. Onde: Cartoon Network. Quando: de seg. a sex., às 17h; sáb., às 13h e às 23h (reprises); dom., a partir das 12h (reprises). Até 23/11.

Fogueira moralista

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

De vez em quando um filme vai para a fogueira pelos motivos mais tolos. No caso de "A Fogueira das Vaidades" (Warner, 21h), o escritor estrilou, e isso ajudou a colocar a crítica americana contra o filme.
Na verdade, Brian De Palma fez o filme ostensivamente contra o livro -e foi uma sábia decisão: o livro não vale lá grande coisa. Dirigido por um Philip Noyce, o filme viraria um desses best-sellers que divertem o espectador distraído e logo se deixam esquecer. Um digno produto da indústria cultural, enfim.
De Palma investiu no inseguro, ao contar a história do yuppie que se perde em um bairro de negros e, apavorado, atropela alguns deles. Fez dela uma comédia. E botou no final um discurso moralista, como o filme. E aí é que todo mundo chiou.

FILMES

Acertando as Contas com Papai
Globo, 15h50.

(Getting Even with Dad). EUA, 94, 108 min. Direção: Howard Deutsch. Com Macaulay Culkin, Ted Danson, Glenne Headly. Filho (Culkin) esconde o dinheiro do pai ladrão (Danson) a fim de fazer pequena chantagem: caso não se comporte por uma semana como um pai normal, não verá mais a cor do dinheiro. Ponto de partida simpático para filme familiar comprometido pela restrita competência de Deutsch.

O Estranho
Record, 21h.

(The Limey). EUA, 99, 88 min. Direção: Steven Soderbergh. Com Terence Stamp, Peter Fonda, Lesley Ann Warren. Stamp é um ex-ladrão que, após uma década na cadeia, vai vingar o assassinato de sua filha. Soderbergh ("sexo, mentira e videotape") reúne aqui dois ícones dos anos 60 (Stamp e Fonda) e utiliza trechos de "A Lágrima Secreta" (1967) em cenas de flashback.

Lenda Urbana 2
Globo, 22h05.

(Urban Legends: The Final Cut). EUA/ Canadá, 2000, 98 min. Direção: John Ottman. Com Jennifer Morrison, Matthew Davis. Estudantes que tentam realizar seu filme de formatura na faculdade deparam-se, a horas tantas, com acidentes mais e mais estranhos. O que poderia estar acontecendo? Terror. Inédito.

Intercine
Globo, 2h.

Abre a semana o eleito do público, entre "A Bolha" (58, de Irvin W. Yeaworth Jr., com Steve McQueen, Aneta Corseaut) e "Proibido Amar" (93, de Martha Coolidge, com Richard Dreyfuss, Mercedes Ruehl). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale para toda a semana).

Agora Você Não Escapa
Globo, 4h10.

(Smokey and the Bandit Part 3). EUA, 83, 88 min. Direção: Dick Lowry. Com Jackie Gleason, Jerry Reed, Paul Williams. Terceira investida do xerife Smokey (Gleason) contra o esperto Bandit (Reed). Comédia árdua. (IA)

Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.