UOL


São Paulo, segunda-feira, 10 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
GALEGO O chef André Mifano tinha 16 anos quando pensou em fazer a primeira tatuagem, mas a mãe, Pamela, só deixaria se fosse a de um coração com o nome dela; hoje, dez anos depois, ela é fã de todas as 20 que ele fez e exibe pelo restaurante Galeraki, cuja cozinha acaba de assumir

POLÊMICA

A prova do vestibulinho

Um sapatinho de Cinderela, feito sob medida para o pé do colégio Santa Cruz.
É assim que o diretor da escola, Luiz Eduardo Magalhães, vê a medida, em estudo no MEC, que prevê a extinção dos vestibulinhos -processo de seleção de escolas de elite aplicados em crianças de seis e sete anos e considerado cruel pelos críticos.

Folha - O Santa Cruz promove um vestibulinho emblemático, por ser um dos mais concorridos de SP. O que o senhor acha da recomendação em estudo no MEC?
Luiz Eduardo Magalhães -
Escola pública tem a obrigação de receber a todos. Escola particular é diferente. As crianças vão se unir a alunos que já estão em nossa pré-escola. Então nós vamos buscar as que estão adequadas a acompanhar o nosso projeto. O Santa Cruz é uma escola paradigmática, considerada a escola que forma criaturas diferenciadas. Agora, eu não posso atender a todos -são 200 candidatos para 45 vagas. A escola não tem fins lucrativos, não pode crescer.

Folha - E se a medida vingar?
Magalhães -
Se isso virar lei, teremos de engendrar outras maneiras de seleção, evitando a mais burra de todas, que é o sorteio. Isso sim é criar frustração, ansiedade.

Folha - E a seleção por ordem de chegada?
Magalhães -
O pessoal vai cair aqui de helicóptero, vão pagar alguém para ficar na fila. É quase que leiloar a vaga. Agora, a escola é procurada por uma classe social que pode ir para outros lugares. Muitas vezes as crianças prestam exame aqui e no Santo Américo e preterem o Santa Cruz. Essa classe social tem enorme mobilidade.

Folha - De qualquer forma, passar por um vestibulinho não é muita pressão para uma criança de apenas seis anos?
Magalhães -
Se as famílias agirem com naturalidade, não é. No vestibulinho, a professora conta história, as crianças repetem a história. Você analisa o convívio social, o repertório linguístico, a linearidade do pensamento, a maturidade. Tem brincadeiras escritas, palavrinhas cruzadas. É uma brincadeira.

FENÔMENO
Ronaldo negociou -ele mesmo- com a Mercedes-Benz um patrocínio para o jogo beneficente Amigos do Ronaldo x Amigos do Zidane, que acontece em dezembro, na Suíça. Conseguiu 60 carros da marca para ficarem à disposição dos jogadores da partida enquanto eles estiverem em solo suíço e mais 250 mil. A renda do jogo e o dinheiro doado pela marca vão ser revertidos para a ONU.

Na sua equipe, Ronaldo escalou Parreira e Felipão como técnicos e na linha, Figo, Beckham, Roberto Carlos e Gilberto Silva.

É ELE
Foi no sábado que o ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, escolheu o novo comandante da Secretaria Nacional de Segurança, vaga desde a saída de Luiz Eduardo Soares. Ele deve confirmar ainda hoje Luís Fernando Corrêa, delegado da Polícia Federal, para o cargo. Corrêa atuou em investigações contra o governador do DF, Joaquim Roriz, e está tendo papel destacado na montagem do setor de inteligência da PF.

EU SOU EU
Depois de Gabriela, mais uma irmã de Gisele Bündchen quer sair do anonimato. Agora é a vez de Patrícia, a gêmea da top. Ela será a estrela de uma marca de café, cujo slogan é: "Não quero ser como ninguém, eu sou 100% eu mesma. Sempre!".

APOIO A LUANA
O cineasta Neville d'Almeida vai enviar uma carta de apoio a Luana Piovani, que terá que depor no Ministério Público porque declarou que fumava maconha. "Você é autêntica e disse o que pensa. A lei não permite verdade", diz o cineasta.

EU QUERO
O maestro Roberto Tibiriçá está negociando, com o intermédio da empresária Maria Rita Stumpf, a sua ida para ser dirigente artístico e regente da Orquestra Sinfônica da Bahia. Suas exigências: um carro oficial para traslado do aeroporto para o hotel, R$ 30 mil mensais em contrato de um ano renovável automaticamente, hospedagem no hotel Tropical em suíte com duas refeições por dia e passagens aéreas da Varig com tarifa cheia SP-Salvador-SP ou RJ-Salvador-SP. Tibiriçá tem contrato com a orquestra Petrobras Pró-Música até 31 de dezembro.

SOBRE RODAS
Em uma investigação no Norte do país, a CPI da Exploração Sexual encontrou, no Acre, um ônibus de viagem que fazia as vezes de motel, com direito a suíte e cama de casal no fundo. O ônibus era usado por um funcionário da empresa de transportes para programas com menores de idade.

CURTO-CIRCUITO

A Associação de Amigos do Autista promove hoje jantar beneficente e leilão de obras de arte comemorativos de seu 20º aniversário, no restaurante O Leopolldo, às 20h30.

Paulo Reali Nunes lança o livro de contos "O Pato Fui Eu", hoje, às 18h30, na livraria Cultura do Conjunto Nacional.

É com coquetel a abertura da butique da Mont Blanc, hoje, no shopping Pátio Higienópolis, a partir das 20h.

O Centro da Cultura Judaica promove hoje coquetel de abertura do 1º Ciclo Multicultural Judaico-Brasileiro, às 19h30.

Helena Mottin e Adelina Silveira apresentam coleções de alto verão de moda e de jóias, em almoço que acontece amanhã, às 13h, na r. Mário Ferraz, 571, Cidade Jardim.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br
COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME


Texto Anterior: Filmes da TV
Próximo Texto: Outro canal: Daniel Castro: Auditoria orienta mudanças na Cultura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.