São Paulo, quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Festival protesta com "beijaço" gay nas telas

NINA LEMOS
COLUNISTA DA FOLHA

Os indignados com a ausência do beijo entre os personagens Junior e Zeca no final de "América" irão à forra hoje, na abertura, para convidados, do Mix Brasil, às 21h. Como protesto contra o "não-beijo" da novela, os realizadores do festival criaram uma montagem com os melhores beijos que serão mostrados em filmes do Mix. Serão exibidas sete cenas românticas entre casais gays antes dos filmes de abertura, nas quatro salas do Reserva Cultural, "HellBent", de Paul Etheredge-Outz e Joseph Wolf, "Borboleta", de Yan Yan Mak, e das sessões de curtas. Em comum, as cenas do "beijaço" são concluídas com beijos calientes.
"A idéia é mostrar o clima, a seqüência que leva ao beijo, que é o contrário do que a Globo fez; não vamos criar um anticlímax, mas mostrar que o beijo é uma demonstração de afeto entre dois homens", diz André Fischer, criador do festival e colunista da Revista da Folha. Ao longo de dez dias, o Mix vai trazer 300 beijos gays.
Segundo diretores que participam do festival, beijos gays ainda são tabu. "Meu curta já passou em dez festivais no Brasil e no exterior, e a cena do beijo entre duas meninas ainda incomoda as pessoas", diz Gustavo Galvão, diretor de "Danae". "Uma cena assim deveria ser encarada como algo normal, mas ainda causa estranhamento." Eduardo Aguillar, de "O Jogo", também com duas garotas se beijando, sentiu o "estranhamento" na filmagem. "As atrizes travavam quando tinham que se beijar. Quanto mais cenas de carinho entre pessoas do mesmo sexo forem exibidas em filmes, mais isso será considerado normal." Galvão concorda: "Cada vez que a gente mostra cenas de amor entre pessoas do mesmo sexo estamos fazendo um trabalho de formiguinha para que o preconceito diminua".


Texto Anterior: Evento destaca Ozon, noite e terror
Próximo Texto: Cinema: DVD "2 Filhos" traz extras antipirata
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.