São Paulo, sábado, 10 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

Denise Andrade
Yoko Ono, no ensaio da performance


YOKO ONO

"E teve gente que pagou..."
O que você espera da performance de Yoko Ono? "Nada", respondem Supla e Tomie Ohtake ao repórter Paulo Sampaio antes do começo do show de Ono, anteontem, no Teatro Municipal. Ambos preferem aguardar "uma surpresa". Na mesma frisa do filho de Marta, Eleonora Mendes Caldeira diz que foi para ver "a cara" da sua geração. "É a coisa do corpo que ela representa na minha memória. A coisa do "Imagine"."

 


Eleonora discorda dos que acham que Ono não passa da viúva de Lennon. "Imagina! Ela conseguiu criar uma personalidade própria. Pensa nas mulheres dos outros Beatles. Mesmo a do Paul, coitadinha, como é o nome dela? Aquela da Kodak... (Linda Eastman)" Como Supla e Tomie, Eleonora foi à apresentação "ver o que é".

 


A cantora Adriana Calcanhoto, não. Diz que é fã faz tempo da japonesa, e que o hit "Devolva-me" foi feito "a partir de uma instrução para cinema" de Yoko, que ela descobriu em uma viagem a Tóquio.

 


O show começa. A artista entra de terno branco, manda um beijo com as duas mãos para a platéia, tira a roupa e fica toda de preto. Improvisa um atrapalhado pas-de-deux com uma cadeira de botequim. Palmas. Nova entrada: de gatinho, enroscada num véu branco, ela se arrasta durante um minuto e sai. Silêncio. Yoko agora recita "Listen to your heart, just intuition, make a manifestation". Repete. Muitas palmas e gritos de "Uhu!". A banda toca um samba e Yoko saltita com os braços levantados e plumas nos ombros. O teatro vem abaixo. O povo começa a se levantar. Acabou? Para muitos, sim.

 


"E teve gente que pagou pra vir. Coisa de doido", diz a socialite Andréa Moroni, convidada. "Havia uma milionária em Nova York que adorava ópera, mas cantava terrivelmente. Então, de vez em quando ela pagava para se apresentar em um teatro. Chamava 500 pessoas. Ficava todo mundo assim, ó (de boca aberta), sem acreditar", diz o designer Attilio Baschera.

 


"A performance da Yoko ajuda a entender o significado exato da expressão "fala sério'", diz a fotógrafa Vânia Toledo. Nem tudo são espinhos. A artista plástica Patrícia Franco achou tudo "lindo, dramático, mistura de clown (palhaço) com butô (representação japonesa)". E Adrianha Calcanhoto: "Vim pra gostar. Gostei".

QUESTÃO DE JUÍZO
Efeito "Tropa de Elite": o produtor Diller Trindade passou a gravar em cada cópia do longa "Juízo", de Maria Augusta Ramos, o nome completo de quem a receberá e a data da entrega. A tarja fica na tela durante toda a exibição e não pode ser apagada.

 


"É uma forma de responsabilizar o dono da cópia e evitar que seja pirateada", diz.

CONEXÃO HOUSE
O DJ francês Alexkid virá ao Brasil para apresentar seu set de house music no clube D-Edge, em SP. Vai dividir espaço, no dia 29, com o alemão Phonique.

REGALO
O acervo cultural do Palácio dos Bandeirantes, que há muito tempo não recebia uma doação, ganhou uma obra do artista plástico Alex Flemming. As duas telas que compõem "Casal Brasileiro" são avaliadas em R$ 40 mil e foram dadas por um colecionador.

MISTÉRIOS DA MATA
Os médicos Drauzio Varella e Riad Younes, do hospital Sírio Libanês, firmaram parceria entre o instituto de pesquisa do hospital e a Unip (Universidade Paulista) para ampliar o projeto de pesquisa de medicamentos novos a partir de plantas da Floresta Amazônica.

 


O acordo prevê a instalação de laboratório para estudos dos extratos de plantas coletadas na região do Rio Negro.

MEIO SÉCULO
É hoje a missa que celebra os 50 anos de casamento de José e Maria Helena Gregori. Será no mosteiro de São Bento.

QUARENTA
A Fundação Padre Anchieta, da TV Cultura, vai comemorar seus 40 anos na próxima segunda com um seminário sobre cidadania que reunirá conferencistas como Antanas Mockus, ex-prefeito de Bogotá, e o ministro Fernando Haddad, da Educação. A celebração prossegue com jantar no Museu da Casa Brasileira para convidados como José Roberto Marinho, Eduardo Suplicy, Irene Ravache, Tom Zé, Lucélia Santos, Dráuzio Varella, Adib Jatene e José Mindlin.

EX, EX, EX
O musical "Aída", previsto para 2008, terá no elenco três artistas que participaram de bandas formadas por concursos de televisão. Andrea Marquee, ex-"Fama", Luciana Andrade, ex-"Rouge" e Matheus Rocha, ex- "Br'oz".

CURTO-CIRCUITO

A CANTORA country Nathália Siqueira faz show hoje, na livraria Saraiva do shopping Morumbi, a partir das 16h.
A COMPANHIA BALLET STAGIUM apresenta hoje, a partir das 21h, no clube A Hebraica, o espetáculo "Mané Gostoso", em homenagem ao compositor Luiz Gonzaga.
O CIRCUITO DE DANÇA IGUATEMI MOVING recebe hoje apresentação da companhia Sociedade Masculina, a partir das 20h, no shopping Iguatemi.
A GALERIA DECO inaugura a mostra "Mix 2007", com 40 obras de arte e design, hoje, a partir das 14h, na Bela Vista.
A ACADEMIA Reebok comemora seus sete anos com aulas de "cycle special", hoje, no heliponto do Caesar Park, às 10h.

com AUDREY FURLANETO, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Fábio de Souza Andrade: Popol Vuh e a visão americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.