São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Peões" e "O Fim e o Princípio"

Extras revigoram o cinema de Coutinho

LEONARDO CRUZ
EDITOR-ASSISTENTE DA ILUSTRADA

O lançamento quase simultâneo de "Peões" (2004) e "O Fim e o Princípio" (2005) representa um belo passo para garantir o acesso rápido à obra do principal documentarista brasileiro, Eduardo Coutinho. Até agora, só "Edifício Master" (2002), também lançado pela Videofilmes, havia saído em DVD.
"Peões", o filme-irmão de "Entreatos", é a busca por operários do ABC que foram colegas de Lula nas greves de 1979 e 1980. "O Fim e o Princípio" mostra a vida e as idéias dos moradores de Sítio Araçás, pequena comunidade no sertão da Paraíba, da qual o "progresso" passa ao largo.
Muito distintos no conteúdo, os dois filmes se aproximam na forma, no estilo característico de Coutinho de encadear depoimentos de seus personagens e assim compor, no primeiro, um contundente panorama sobre um momento histórico chave do Brasil recente e, no segundo, um delicado retrato sobre o envelhecimento, o tempo e a memória.
Tanto "Peões" quanto "O Fim e o Princípio" são acompanhados por extras que dão nova dimensão aos filmes. Em ambos os DVDs há ricos personagens excluídos da montagem final, como Maria de Chicute e suas piadas chulas sobre Camões, em "O Fim e o Princípio". Este também traz o retorno de Coutinho e equipe a Araçás mais de um ano depois, para mostrar pela primeira vez o filme aos entrevistados.
Por fim, em "Peões", ainda há uma pequena jóia: "Boca de Lixo", média-metragem de 1992, sobre as pessoas que sobrevivem do que recolhem em um lixão a 40 km do Rio de Janeiro.
É um soco no estômago.


PEÕES e O FIM E O PRINCÍPIO     
Direção:
Eduardo Coutinho
Distribuidora: Videofilmes ("Peões", R$ 45,90; "O Fim e o Princípio", só para locação)


Texto Anterior: Nas lojas
Próximo Texto: Piada com Silvio Santos sobe ibope da Rede TV!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.