São Paulo, segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

David Lloyd lança suas impressões de SP

Com textos do autor e ilustrações baseadas em suas fotos, livro é o sétimo da série "Cidades Ilustradas"

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Se São Paulo fosse um restaurante, a chuva seria uma das especialidades da casa. Não oferecida aos fregueses em porções moderadas, mas derramada no prato de sopa a partir de uma concha gigante, quando você ainda nem pensou em pedir nada -e a qualquer momento durante a refeição."
A frase acima, do quadrinista britânico David Lloyd, está no livro "São Paulo", que será lançado hoje à noite, em evento para convidados, e na próxima quarta, em noite aberta para autógrafos.
Conhecido por ser co-autor, ao lado de Alan Moore, da história em quadrinhos "V de Vingança", no início dos anos 80, Lloyd esteve por duas semanas em São Paulo no ano passado.
Seu livro é o sétimo da série "Cidades Ilustradas", que já focou Curitiba e Rio de Janeiro, sempre por artistas diferentes. "São Paulo" não tem quadrinhos, mas textos escritos por Lloyd e ilustrações baseadas em fotos que ele tirou em seus passeios.
"Tentei evitar estereótipos, mas não pensei em deixar algo deliberadamente de lado por conta disso", conta Lloyd. "O livro traz as minhas impressões e sentimentos de quando estive aí, é o meu ponto de vista."
Assim, estão lá paixões divididas por britânicos e brasileiros, como futebol e Fórmula 1, mas também ícones paulistanos como o Masp, o Edifício Itália, a Rodoviária do Tietê, o parque Ibirapuera e... o trânsito caótico.

Elogios e críticas
Há muitos elogios a São Paulo no livro, mas também críticas. "É uma pena que tantas pessoas não tenham possibilidade de acesso a uma melhora em suas vidas", diz. Sobre o lado bom da cidade, ele cita o povo e seu potencial. O primeiro exemplo é a casa de Estevão Silva da Conceição, construída ao longo de 20 anos na favela Paraisópolis, decorada com copos, talheres, relógios parados e outros objetos. "Um trabalho notável de arte verdadeira", definiu Lloyd na obra.
No início do livro, o britânico escreveu que sabia pouco sobre São Paulo e que sua idéia era senti-la sem preconceitos. Página a página, guiado pelas belas ilustrações e pelos comentários, é possível acompanhar as descobertas de Lloyd. E, mesmo que o leitor seja nascido e criado na cidade, é possível que ele próprio aprenda um pouco mais sobre São Paulo.


SÃO PAULO
Autor:
David Lloyd
Editora: Casa 21 (R$ 65; 88 págs.)
Onde: Teatro Municipal (pça. Ramos de Azevedo, São Paulo)
Lançamento: hoje, às 19h (para convidados)
Noite de autógrafos: quarta-feira (12/12), às 19h, na livraria HQ Mix (pça. Roosevelt, 142, São Paulo, tel. 0/xx/11/3259-1528)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Está na cara
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.