São Paulo, sábado, 11 de janeiro de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANIVERSÁRIO
Bowie assopra velas em show de 50 anos

CLÁUDIA TREVISAN
de Nova York

David Bowie comemorou seus 50 anos com duas horas e dez minutos de um show impecável, no qual ouviu "Happy Birthday to You", recebeu convidados e apagou velinhas em um bolo redondo.
Sem dúvida, foi uma das melhores festas de aniversário para muitas das 10 mil pessoas que lotaram o Madison Square Garden, em Nova York, na quinta-feira à noite. O cantor e compositor inglês havia feito aniversário anos um dia antes.
Com pontualidade britânica, Bowie entrou no palco às 21h01 e saiu definitivamente às 23h10, depois de voltar duas vezes -a primeira para o "Happy Birthday" e a segunda para um bis.
A maioria das canções do show era de álbuns já lançados. Só algumas vieram de "Earthling", seu novo disco, que será lançado em fevereiro.
Imagens
Visualmente, o show é baseado na projeção de diferentes imagens de Bowie e de uma mulher loira numa tela quase transparente que cobre toda a frente do palco.
Bowie canta algumas canções na frente da tela, em uma pequena extensão do palco, e outras atrás. Há também números em que a tela é retirada de cena.
O efeito da projeção das imagens é sublime. Em uma das músicas, Bowie aparece em preto e branco em um "pas de deux" pouco convencional com a loira.
Em outra, o rosto de Bowie fortemente maquiado ocupa toda a tela enquanto ele, na frente dela, canta "Moonage Daydream".
Em "Voyeur", o rosto de Bowie é projetado ao vivo em um imenso balão branco, no qual o cantor parece estar aprisionado.
O primeiro convidado a entrar no palco foi Frank Black, com quem Bowie cantou duas músicas ("Scary Monsters" e "Fashion").
Em seguida, vieram Foo Fighters ("Hello Spaceboy") e Dave Grohl ("Seven Years in Tibet").
Robert Smith, do Cure, foi o quarto convidado e ficou para duas canções, "Last Thing You Said" e "Quicksand".
O mais aplaudido dos convidados foi Lou Reed, que entrou no palco pouco antes das 22h30.
Com ele, Bowie cantou "Queen Bitch" (homenagem de Bowie a Reed, de 1971), "Dirty BLVD" (de Lou Reed) "Waiting for the Man" e "White Light White Heat" (ambas do Velvet Underground, grupo de Reed nos 60).
Outrs convidados foram Sonic Youth e Billy Corgan (dos Smashing Pumpkins).
A baixista Gail-Ann Dorsey deu um show vocal em "Under Pressure" e foi a responsável pelo "Happy Birthday".
Bowie abriu e fechou o show sozinho, com a nova "Little Wonder" e "Space Oddity", de 69.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã