São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

De olho em ibope e anunciante, Globo constrói prédio novo em São Paulo e prepara mudança do "Faustão" para a cidade

Tela da garoa

Eduardo Knapp-22.out.2003/Folha Imagem
Gravação de "Um Só Coração" no centro velho da cidade de Santos, no litoral paulista; cenário recria a São Paulo dos anos 20


LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal não deixa dúvidas: a Globo quer sim transferir o "Domingão do Faustão" do Rio de Janeiro para São Paulo.
Em entrevista à Folha, por e-mail, o executivo dá ainda outra notícia sobre os investimentos da emissora, originalmente carioca, em São Paulo: está em fase final de estudos um novo prédio, a ser construído ao lado da atual sede paulistana, na avenida Luís Carlos Berrini (zona sul da cidade).
A estratégia da Globo é ampliar sua presença no mercado paulista, com a conquista de mais anunciantes e audiência. "São Paulo é o principal centro gerador das verbas publicitárias do país. Sempre foi assim", afirma Florisbal.
A idéia de transferir o "Domingão do Faustão" vem do tempo em que o programa perdia no Ibope de São Paulo para o "Domingo Legal" -transmitido da sede do SBT, na Grande SP. Mesmo com a inversão dos resultados (Faustão, agora, chega a registrar o dobro de audiência da concorrência), o plano permanece.
"Pretendemos, no futuro, transferir o "Domingão do Faustão". O programa, recriado para São Paulo, pode gerar maior atratividade para a audiência local, já que, no país, ele é líder de audiência destacado", afirma Florisbal.
De acordo com ele, a transferência está em fase de estudos e não há data para a mudança.
O novo prédio da Berrini será usado, segundo o diretor-geral, para abrigar escritórios da emissora, hoje instalados na alameda Santos (zona oeste de São Paulo) e outros endereços. Também será inaugurado, em março, um novo centro de convivência para os funcionários, com restaurante e espaço para pequenos eventos.
Com 1.500 profissionais, a Globo de SP produz hoje cinco programas jornalísticos para a rede nacional ("Hoje", "Jornal da Globo", "Globo Rural", "Pequenas Empresas Grandes Negócios" e "Auto Esporte") e três de entretenimento ("Mais Você", "Programa do Jô" e "Altas Horas"). Além disso, há os regionais "SPTV" 1ª e 2ª edições e "Antena Paulista".
Florisbal diz que a cobertura de outros eventos "paulistas" mostra o interesse do canal nesse mercado. Cita Carnaval, "Criança Esperança", Réveillon e esportes (futebol, volta ciclística e maratona de São Paulo, Grande Prêmio de Fórmula 1 e corrida de São Silvestre).

450 anos
Diante da crise do mercado publicitário, a Globo foi a única TV a angariar patrocínio suficiente para um projeto de grande porte nos 450 anos da capital paulista.
Fará uma programação especial no dia 25, com show, transmitida ao vivo do parque Ibirapuera.
O maior investimento, no entanto, foi "Um Só Coração", sobre a história da cidade. Ironicamente, a minissérie é praticamente toda gravada no Rio, em razão da estrutura do Projac (complexo de estúdios em Jacarepaguá).
"Estrategicamente, a dramaturgia continuará concentrada no Projac, construído para essa finalidade", afirma o diretor-geral.

Texto Anterior: Novelas da semana
Próximo Texto: Minissérie evita tradicional "carioquês" do canal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.