São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

CAETANO VELOSO

Reprodução
Imagem do site de Luana Piovani, com o post em que ela agradece a Caetano Veloso pela canção que pensa ter sido feita para ela

"Sou fã de Luana. Mas não lhe dediquei uma faixa de 'Cê'"

Luana Piovani está "se sentindo", segundo ela mesma, por causa do disco "Cê", de Caetano Veloso. A atriz imagina que o cantor escreveu para ela "Um Sonho", canção erótica em que fala de "lua na folha molhada", "mamilos de rosa-fagulha" e de "jabuticaba branca".

 

"Brigada, querido, eu ainda mal posso acreditar...", escreveu Luana a Caetano em seu site oficial. "Cheguei em casa, gritei, escutei a música e me senti, né? Pô, agora sou eu, Regina Casé, Sonia Braga e Vera Zimmerman [homenageadas por Caetano em músicas]. Um luxo!", chegou a declarar a atriz ao jornal "O Dia", do Rio. Pois é. Acontece que a jabuticaba murchou: Caetano Veloso, questionado pela coluna, negou que a música seja dedicada a Luana Piovani.
 

Diz Caetano: "Uma coisa que eu nunca faria seria tornar pública uma canção erótica sobre uma mulher com quem nada tive. Todas as músicas que dediquei publicamente a Regina, Sonia, Vera e Cristina nasceram de experiências reais. Sem falar nas inúmeras que fiz para Dedé e Paulinha, adoradas mães dos meus filhos. Sou fã de Luana, acho-a deslumbrante e gosto imensamente da companhia dela, mas não lhe dediquei uma faixa do "Cê'".
A letra que encantou Luana é a seguinte: "Lua na folha molhada/ brilho azul-branco/ olho-água, vermelho da calha nua/ tua ilharga lhana/ mamilos de rosa-fagulha/ fios de ouro velho na nuca/ estrela-boca de milhões de beijos-luz/ lua/ fruta flor folhuda/ ah! a trilha de alcançar-te/ galho, mulher, folho, filhos/ malha de galáxias/ tua pele se espalha/ ao som de minha mão/ traçar-lhe rotas/ teu talho, meu malho/ teu talho, meu malho/ o ir e vir de tua/ o ir e vir de tua ilha/ lua/ toda a minha chuva/ todo o meu orvalho/ caí sobre ti/ se desabas e espelhas da cama/ a maravilha-luz do meu céu/ jabuticaba branca".

CIRCULAÇÃO LIVRE 1
O Jockey Clube de SP, no Morumbi, terá que ser reformado para possibilitar o acesso de deficientes físicos. A medida foi tomada após denúncia ao Ministério Público de SP de que as escadarias do local impediam a circulação de cadeiras de rodas. O primeiro prazo para adaptação já venceu, e o Jockey pediu mais tempo para se regularizar. Constatou que a reforma será mais complexa do que cogitava inicialmente.

CIRCULAÇÃO LIVRE 2
O shopping Iguatemi e a livraria Fnac da avenida Paulista também foram procurados pela Promotoria dos Portadores de Deficiência de São Paulo, que reclamou da restrição aos cadeirantes. Assinaram TACs (Termo de Ajustamento de Conduta) comprometendo-se a mudar e já estão praticamente adaptados. A multa diária para o não-cumprimento do acordo era de R$ 5 mil.

LUA-DE-MEL
O ministro Gilmar Mendes, do STF, e Guiomar Albuquerque Lima surpreenderam os amigos: eles se casaram "em segredo" há algumas semanas, numa cerimônia em que estavam só os dois e um padre franciscano. Foi a oficialização de uma longa história de amor, que começou com uma sólida amizade: os dois se conhecem desde a época dos bancos escolares.

VERMELHO-QUEIMADO
A primeira-dama Marisa Letícia adorou e agora não podem faltar no salão do cabeleireiro Wanderley Nunes, em SP: os esmaltes Gabriela e Desejo, dois tons de vermelho-vivo que, misturados, dão um efeito de "vermelho-queimado", cor "discreta e elegante", segundo Wanderley.

REFAZENDA
Já siliconada, a rapper Negra Li passou de novo pelo bisturi.
 

Operou nariz e queixo.

SUBIDA
Carlos Tramontina, apresentador do SPTV, vai escalar o Aconcágua. Treina simulações de subidas de montanhas diariamente numa academia em SP. A experiência pode ser transformada em livro.

PREVENTIVO
Parte dos adolescentes de SP que forem pegos praticando crimes não aguardarão mais a sentença na Febem. Um projeto-piloto do judiciário paulista vai supervisionar os infratores e encaminhá-los para escola, oficinas de trabalho ou tratamento psicológico. Para os nove primeiros meses de projeto, terá que captar R$ 195 mil em doações. "Atenderemos 50 adolescentes de cada vez", diz o juiz Luís Fernando Vidal.

FOCINHO
Pit, o porco de estimação que costuma passear de coleira pelas ruas dos Jardins com sua dona, a diretora artística Sueli Almeida, tem causado problemas aos taxistas da região: seu xixi tem um forte odor, e o cheiro incomoda os clientes. "Tem passageiro que acha que é a gente que faz xixi na rua", diz um taxista. Segundo ele, nem a água que a dona joga para limpar resolve o problema. Sueli se defende: "A rua é pública e eu limpo. De xixi de cachorro ninguém reclama".

PÁGINAS
Viúva de Roberto Drummond, autor de "Hilda Furacão", Beatriz Drummond se diz chateada com a TV Globo. Ela conta que enviou, há quase dois anos, um roteiro do autor para uma minissérie -baseada no livro "Ontem à Noite Era Sexta-Feira"- e até hoje não teve resposta. "Acho que mereço um sim ou um não, pelo menos", diz ela, que pretende, agora, enviar o roteiro à Rede Record.
 

Mário Lúcio Vaz, diretor artístico da Globo, alega que recebeu "apenas o livro bruto, sem adaptação", e que a emissora espera apenas "uma oportunidade de produção".

INTENSIVÃO
João Doria Jr. detalha a programação do Family Workshop, que vai reunir mais de 150 empresários e banqueiros num hotel de Mogi das Cruzes: "Além de oficinas de criatividade [aulas de circo, com Marcos Frota, por exemplo], teremos seminários conduzidos por médicos e antropólogos renomados". Os temas: "sexologia", com Carmita Abdul; "felicidade", com Luiz Marins; "pais felizes, líderes conscientes", com Içami Tiba, entre outros.

CURTO-CIRCUITO

O MAM abre, hoje, a primeira mostra do ano, "Fotografia em Perspectiva", com curadoria de Carolina Soares.
O CANTOR GUTO C faz show de lançamento de seu primeiro CD, "Infinito Paraíso", hoje, no Centro Cultural São Paulo.
O CICLO DE DEBATES "O Teatro na América Latina", gratuito, vai de hoje a domingo, no Instituto Cervantes.
ELVIRA SCHUARTZ comanda, até dia 2, as oficinas de férias para crianças do ateliê Espaço Zero, no Pacaembu.
ANDRÉ GAGLIARDO lança o "Calendário 2007", hoje, a partir das 20h, no Clube de Estilo, no Jardim Paulista.
COMEÇOU a liquidação do Studio de Moda Hype, na rua Dr. Costa Jr., 574, com marcas como Ronaldo Fraga e Seven.


Texto Anterior: Crítica: Busca por final feliz diminui força da ficção
Próximo Texto: Morre aos 94 produtor Carlo Ponti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.