São Paulo, quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre, aos 93 anos, o filósofo francês Jean-Pierre Vernant

DA REPORTAGEM LOCAL

Morreu na terca-feira, aos 93 anos, o filósofo e historiador francês Jean-Pierre Vernant. A causa da morte não foi informada pela família.
Um dos maiores especialistas mundiais em Grécia Antiga, ele integrou a Juventude Comunista e lutou na Resistência Francesa (sob o pseudônimo de coronel Berthier) antes de se tornar professor honorário no prestigioso Collège de France.
Nascido em 1914 no vilarejo de Provins, Vernant ficou órfão aos oito anos, após a morte da mãe, e não chegou a conhecer o pai, morto no front da Primeira Guerra.
Apesar disso, herdou da figura paterna o pendor para a filosofia. A abordagem inovadora da mitologia grega -assim como a tentativa de aproximar a disciplina de temas contemporâneos- chamou a atenção desde o primeiro livro, "As Origens do Pensamento Grego", publicado em 1962.


Texto Anterior: Polêmicas da obra
Próximo Texto: Bebida: Lichia combina com saquê e espumante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.