São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

A Lenda do Tesouro Perdido
Globo, 14h25;
livre. (National Treasure). EUA, 2004, 131 min. Direção: Jon Turteltaub. Com Nicolas Cage, Diane Kruger, Sean Bean, Jon Voight. Caçador de tesouros (Cage) procura por um do qual se duvida da existência.
Suas investigações o levam a um mapa codificado e escondido na Declaração de Independência dos EUA. Para ter acesso a ele, terá que enganar o FBI, enquanto seu antigo parceiro se torna seu inimigo na empreitada.

Volta por Cima   
Bandeirantes, 15h45;
livre. (Get Over It). EUA, 2001, 86 min. Direção: Tommy O'Haver. Com Kirsten Dunst, Ben Foster, Mila Kunis, Shane West.
Algo que já aconteceu com muitos (ou, pelo menos, muitos garotos de filmes americanos), Berke perdeu sua namorada, a bonitona da turma, para um outro, mais galã, líder de banda. Arrasado, ele vaga sem muito rumo. Mas não por muito tempo, pois estamos num filme romântico (comédia musicada também), e o mundo não é cinzento. O destaque fica para Kirsten Dunst, a musa de "Homem-Aranha" e a Maria Antonieta do filme homônimo de Sofia Coppola. De repente, o filme segura as pontas num domingo sempre tão árido de programas interessantes nos canais abertos.

O Retorno da Múmia  
Record, 22h;
classificação indicativa não informada. (The Mummy Returns). EUA, 2001, 129 min. Direção: Stephen Sommers. Com Brendan Fraser, Rachel Weisz. A múmia de Imhotep, poderoso do Egito antigo, resolve re-ressuscitar, o que traz de volta à ação o casal Fraser/ Weisz, que estava retirado, cuidando do filho -que era o melhor, vamos ser francos, que poderiam fazer.

A Hora do Rush 2   
SBT, 22h30;
não indicado a menores de 14 anos. Rush Hour 2). EUA, 2001, 90 min. Direção: Brett Ratner. Com Jackie Chan, Chris Tucker, John Lone, Zhang Ziyi. Apesar desta continuação chegar com menos fôlego, ainda assim a dupla de detetives Lee (Jackie Chan) e Carter Chris Tucker) fazem a coisa pipocar muito bem quando investigam o motivo de uma bomba em Hong Kong. Chan, aos 47 anos, ainda mantinha um tanto daquela agilidade que o consagrou no cinema de artes marciais chinês. E é bacana ver em cena John Lone ("O Ano do Dragão" e "O Último Imperador").

Passaporte para a Vida   
Cultura, 23h;
não indicado a menores de 12 anos. (Laissez Passer). França, 2002, 170 min. Direção: Bertrand Tavernier. Com Jacques Gamblin, Denis Podalydès, Charlotte Kady.
Durante a invasão da Alemanha nazista na França, na Segunda Guerra, dois amigos separam-se. Um deles entra, como assistente de direção, para uma empresa alemã que produz filmes em solo francês, aceitando todas as concessões. O outro, poeta e roteirista, não se dobra e também questiona. Entre eles, tantos outros curvando-se ou batendo continência às ordens dos invasores, num país moral e economicamente arrasado. O diretor Bertrand Tavernier realiza um filme de punho firme, ora driblando bem o discurso político, ora quase caindo nos chavões. Um filme para ser revisto.

O Confronto
Globo, 0h14
(The One). EUA, 2001, 87 min. Direção: James Wong. Com Jet Li, Carla Gugino, Jason
Statham, Delroy Lindo, Mark Borchardt.
Homem de outro planeta descobre que existem clones seus por todo o universo e que, se os aniquilar, ficará mais forte. Sobra então para um terrestre, que acaba perseguido por seu clone extraterrestre.

Sibéria   
Bandeirantes, 1h15;
livre. (The Barber Of Sibéria). Rússia/França/Itália/República Tcheca, 1998, 154 min. Direção: Nikita Mikhalkov. Com Julia Ormond, Richard Harris, Oleg Menshikov, Aleksei Petrenko.
Jane (Julia Ormond) vai à Rússia para auxiliar um inventor (Richard Harris), seduzindo um general para que o mesmo apoie um de seus experimentos. Ela se apaixona por um amalucado cadete, Andrei (Menshikov), e a comédia romântica ganha corpo neste filme assinado por um diretor que fez carreira conhecida nos anos 80. Mas, atenção: a duração do filme, originalmente de 180 min, é anunciada como 154 min, o que leva a crer que a emissora exibirá uma versão cortada.

A Cidade dos Amaldiçoados
Globo, 1h45;
não recomendado a menores de 14 anos. (Village Of The Damned). EUA, 1995. Direção: John Carpenter. Com Christopher Reeve, Kirstie Alley, Linda Kozlowski.
Em uma pequena cidade californiana, mulheres engravidam ao mesmo tempo e dão à luz estranhas criaturas. O medo toma a cidade, enquanto um médico tenta evitar a propagação delas.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! O Brasil tá muito louco!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.