São Paulo, segunda, 11 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WHITNEY HOUSTON

CECÍLIA SAYAD
da Redação

A dupla Richard Rodgers & Oscar Hammerstein, responsável por musicais de sucesso, como "A Noviça Rebelde", escreveu em 57, a pedido da CBS, um musical baseado na história de Cinderela.
O programa foi estrelado por Julie Andrews. Em 1965, uma nova versão foi ao ar, com Lesley Ann Warren no papel principal.
A versão do musical que chega agora às locadoras traz a cantora Brandy no papel de Cinderela, Whitney Houston como fada, Whoopy Goldberg como rainha, Paolo Montalban ("Mortal Kombat") no papel do príncipe e, como seu servidor mais fiel, Jason Alexander ("Seinfeld").
Houston teria sugerido fazer a história falar "às crianças do mundo todo, de todas as raças".
Assim, a família real, por exemplo, tem mãe negra, pai branco e filho asiático, sem que questões relativas à raça sejam abordadas. Proposta interessante e politicamente correta.
O problema é quando o elemento globalizador se estende à questão estética e temporal.
Rodgers & Hammerstein, já açucarados, ficam melosos demais com os arranjos à la Houston, que tentam modernizá-los.
Os criadores dos cenários e figurinos, por sua vez, confundiram conto de fadas com Barbie. Apesar de ser da Disney, o filme está mais para o universo kitsch da boneca do que para o clássico desenho.
²

Filme: Cinderela de Rodgers & Hammerstein Produção: EUA, 1997, 82 min Direção: Robert Iscove Com: Brandy, Whitney Houston, Whoopy Goldberg Lançamento: Abril (0800-120199)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.