São Paulo, segunda, 11 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO LANÇAMENTOS
Popstars vão à locadora

Divulgação
Os irmãos Car-de-Pau voltam às locadoras em sequência feita 18 anos após o longa original, de 80



Como astros pop eles são um sucesso, mas como atores... saiba como alguns músicos se saem em filmes


BLUES BROTHERS

THALES DE MENEZES
da Reportagem Local

"Os Irmãos Cara-de-Pau", dirigido por John Landis em 1980, era uma comédia divertida que trazia um ator cômico genial, John Belu-shi, e algumas pontas de astros do blues e do jazz. "Os Irmãos Cara-de-Pau 2000", que o mesmo Landis dirigiu no ano passado, traz um ator cômico apenas esforçado, John Goodman, e muitas pontas de astros de blues e jazz. Ganhou a música, saiu perdendo o cinema.
Embora Landis assine a direção, é seu amigo Dan Aykroyd que tem as rédeas do projeto. Nos anos 70, ele e Belushi criaram no mítico programa de TV "Saturday Night Live" os Blues Brothers, um grupo de blues (lógico) comandado pelos dois, que eram ótimos atores e cantores bem razoáveis.
Depois de receberem muitos músicos convidados no programa, resolveram levar esses encontros para a telona. Fizeram um filme clássico, com humor corrosivo e politicamente incorreto. Numa das cenas, o cantor cego Ray Charles, uma das figuras mais respeitadas do show business, aparece colando um cartaz de cabeça para baixo na parede de sua loja. "Beavis" e "South Park" perdem.
A morte prematura de John Belushi dois anos depois, de overdose, aumentou a aura cult de "Os Irmãos Cara-de-Pau" e também sobrecarregou John Goodman, que teve a responsabilidade de assumir seu papel no novo filme.
O humor é escasso, ainda apoiado no ar debochado dos dois irmãos, agora envolvidos com praticantes de vodu e em incessantes perseguições de carro.
Talvez pela fragilidade do enredo e das piadas, Aykroyd e Landis resolveram encher a tela de músicos. Há no filme o duelo dos Blues Brothers e uma banda rival, Louisiana Gator Boys. E, dos dois lados, o time é de primeira: B.B. King, Dr. John, Eric Clapton, Aretha Franklin, James Brown, Jonny Lang, Wilson Pickett, Bo Diddley, Steve Winwood e outras feras.
Com tantas estrelas juntas, é óbvio que a parte musical do filme é vasta e deliciosa. No entanto, isso não consegue impedir que uma sessão de "Irmãos Cara-de-Pau 2000" seja um programa menor, como um especial de TV sem pretensões. Quem tiver paciência de procurar nas locadoras a primeira versão, com John Belushi, vai encontrar cinema de verdade.
²
Filme: Os Irmãos Cara-de-Pau 2000 Produção: EUA, 1998, Direção: John Landis Com: Dan Aykroyd, John Goodman Lançamento: CIC (tel. 011/816-0852)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.