São Paulo, quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Y Not"

Disco novo do beatle causa sensação constrangedora

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Qual é o seu beatle favorito? Tirando Summer Fin (a personagem de Zooey Deschanel em "500 Dias com Ela"), provavelmente nem os filhos de Ringo Starr dirão que seu beatle favorito é Ringo Starr.
Certa vez, questionado se Ringo era o melhor baterista do mundo, Lennon respondeu: "Ele não é nem o melhor baterista dos Beatles".
Ringo não era o mais técnico, nem o mais boa gente, nem o mais bonito dos Beatles. Mas era (é) um beatle, e mesmo 40 anos após o término da mais popular banda da história, ele ainda colhe os frutos.
Para produzir "Y Not", seu 15º disco, ele convocou um time estrelado de músicos. "Peace Dream", por exemplo, tem Paul McCartney no baixo.
O parceiro de Ringo aparece ainda em "Walk with You". Ele convidou Joss Stone (que aparece em "Who's Your Daddy") e Joe Walsh, do Eagles, que está em "Fill in the Blanks".
Além disso, nos créditos do disco estão Van Dyke Parks (que já trabalhou com Beach Boys e Byrds), Dave Stewart (Eurythmics) e Richard Marx, como compositores.
Mesmo com os convidados, "Y Not" passa uma sensação quase constrangedora, como presenciar um tio meio bêbado numa festa de casamento fazendo air guitar com a gravata amarrada na testa enquanto ouve "Start me Up", dos Stones.
"Who's Your Daddy" traz uma guitarra quase pesada e um vocal equivocado de Joss Stone. "The Other Side of Liverpool" e "English Garden" são como canções genéricas inspiradas pelos Beatles; possuem melodia mais ou menos, letra mais ou menos...
Já "Walk With You" é uma boa surpresa. É bonita, com melodia setentista que gruda no ouvido. Mas tem a participação de McCartney -será que os méritos são dele ou de Ringo?
Ringo é um beatle. Pode fazer qualquer coisa e sair ileso.


Y NOT

Artista: Ringo Starr
Lançamento: Universal (importado)
Quanto: US$ 11 (sem taxas, na www.amazon.com)
Avaliação: regular




Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Vinho: Chile se destaca com brancos ricos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.