São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 |
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NA PRÓXIMA SEMANA 20 de fevereiro O BARBEIRO DE SEVILHA de Gioacchino Rossini Para casar seu amigo Almaviva com a jovem Rosina, que é oprimida pelo tutor Bartolo, o barbeiro Fígaro é capaz de recorrer a todo tipo de artimanha e disfarce. O italiano Gioachino Rossini (1792-1868) foi um dos compositores mais importantes de seu tempo e a ópera "O Barbeiro de Sevilha" marca o ápice da carreira dele 27 de fevereiro LA TRAVIATA de Giuseppe Verdi Baseada em "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, "La Traviata" é uma ópera de melodias encantadoras e paixões exacerbadas. Ao retratar a mulher aparentemente frívola que se revela capaz de sacrificar tudo por amor, Verdi (1813-1901) construiu uma das maiores personagens femininas de todo o repertório operístico 6 de março A FLAUTA MÁGICA de Wolfgang Amadeus Mozart No Egito Antigo, um jovem tem que superar uma série de provas para se mostrar digno de merecer o coração de sua amada. O austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) escreveu "A Flauta Mágica" em seu último ano de vida e conseguiu a proeza de fazer um espetáculo popular sem abrir mão da sofisticação que marca sua obra 13 de março LA BOHÈME de Giacomo Puccini É uma das mais encantadoras histórias de amor que já chegaram ao palco da ópera. Na Paris do século 19, um poeta e uma florista vivem uma paixão ardente em meio às alegrias e dificuldades da vida boêmia. Giacomo Puccini (1858-1924) soube inovar sem deixar de lado as melodias cativantes que constituíram a escola italiana 20 de março O GUARANI de Carlos Gomes No Rio de Janeiro do século 16, o índio Pery tem que enfrentar aventureiros espanhóis e canibais aimorés para assegurar o amor da portuguesa Cecília. Inspirada no romance homônimo de José de Alencar (1829-1877), "O Guarani" é a mais célebre ópera brasileira. Carlos Gomes (1836-1896) foi o principal compositor do país no século 19 27 de março EUGENE ONEGIN de Piotr Ilich Tchaikovski Baseada no romance em versos de Alexander Púchkin (1799-1837), "Eugene Onegin" é a ópera russa mais encenada no Ocidente. Piotr Ilich Tchaikovski (1840-1893) tornou-se um dos compositores eruditos mais queridos do grande público 3 de abril LUCIA DI LAMMERMOOR de Gaetano Donizetti Dois jovens de famílias rivais escocesas vivem uma história de amor proibido, resultando em desencontros e morte. "Lucia di Lammermoor" é um destaque na obra de Gaetano Donizetti (1797-1848), compositor que deixou mais de 70 óperas 10 de abril A VALQUÍRIA de Richard Wagner Segunda parte da tetralogia "O Anel do Nibelungo", narra o amor entre irmãos e combates acirrados. O alemão Richard Wagner (1813-1883) empenhou 26 anos de sua vida na realização de "O Anel", obra mais ambiciosa da história da ópera 17 de abril NORMA de Vincenzo Bellini No tempo da ocupação romana da Gália, uma sacerdotisa se envolve com um oficial inimigo e fica dividida entre a lealdade à pátria e o amor pelo estrangeiro. "Norma" é uma obra essencial do compositor siciliano Vincenzo Bellini (1801-1835) 24 de abril TITO MANLIO de Antonio Vivaldi Hoje mais conhecido pelos concertos barrocos que criou, o veneziano Antonio Vivaldi (1678-1741) foi, contudo, um importante autor operístico. Uma das principais obras é "Tito Manlio", marcada por intrigas e turbulências sentimentais 1º de maio TOSCA de Giacomo Puccini Na Roma dos tempos de Napoleão, uma cantora de ópera tenta livrar seu amante das garras do chefe de polícia. Intriga política, tortura, chantagem, assassinato e suicídio são os poderosos ingredientes da trama de "Tosca", de Giacomo Puccini 8 de maio AS BODAS DE FÍGARO de Wolfgang Amadeus Mozart No dia em que vai se casar, o barbeiro Fígaro tem que pôr em prática uma série de estratagemas para manter a noiva longe de seu patrão, o conde de Almaviva. "As Bodas de Fígaro" é um dos grandes momentos de Mozart 15 de maio JOÃO E MARIA de Engelbert Humperdinck Baseada no célebre conto de fadas dos irmãos Grimm, "João e Maria" é o mais bem-sucedido exemplo de ópera com temática infantil. O alemão Engelbert Humperdinck (1854-1921) inspirou-se em Richard Wagner para compor a partitura 22 de maio LA GIOCONDA de Amilcare Ponchielli Uma cantora está disposta a sacrificar o amor para salvar a mãe. Ponchielli (1834-1886) consagrou-se com essa obra que transcendeu as fronteiras: o balé da ópera, "A Dança das Horas", ficou célebre ao ser inserido no longa "Fantasia" (1940) 29 de maio AIDA de Giuseppe Verdi Verdi conseguiu nesta ópera a síntese entre a grandiloquência do estilo francês e a riqueza melódica da escola italiana. No Egito, uma escrava, filha do rei da Etiópia, vive um amor proibido com o líder das tropas que vão combater o pai dela 5 de junho ORFEO de Claudio Monteverdi Orfeu perde sua amada Eurídice logo depois de se casar com ela e tem que usar seu canto para resgatá-la do reino dos mortos. Escrita em 1607, "Orfeo", de Monteverdi (1567-1643), foi a primeira grande ópera 12 de junho SALOMÉ de Richard Strauss Richard Strauss (1864-1949) foi um mestre da orquestração. Aqui envolve mais de cem músicos para descrever a trama de desejo e vingança. Salomé é obcecada por João Batista e fará de tudo para que o rei Herodes lhe entregue a cabeça do profeta 19 de junho O ELIXIR DO AMOR de Gaetano Donizetti Apaixonado pela moça mais rica e cobiçada da sua aldeia, o jovem Nemorino resolve comprar uma bebida mágica vendida por um charlatão para conquistá-la. Gaetano Donizetti, autor prolífico, mostra aqui a versatilidade de seu talento 26 de junho TRISTÃO E ISOLDA de Richard Wagner Isolda é prometida do rei Marke, mas vive um caso de amor proibido com o sobrinho dele, Tristão. "Tristão e Isolda" é uma partitura em que as paixões afloram a cada compasso. A imaginação de Richard Wagner atinge aqui seu ponto culminante 3 de julho PELLÉAS E MÉLISANDE de Claude Debussy Poética, sutil e refinada, "Pelléas e Mélisande" é um dos marcos da música no século 20. O francês Claude Debussy (1862-1918) revolucionou a estética de seu tempo com uma linguagem harmônica sugestiva e inovadora e uma orquestração delicada 10 de julho RINALDO de Georg Friedrich Haendel Em 1711, "Rinaldo" foi a primeira ópera lançada em Londres pelo compositor que, nas décadas seguintes, dominaria a cena musical inglesa: Georg Friedrich Haendel (1685-1759). O músico alemão situa a trama no tempo das Cruzadas 17 de julho FAUSTO Charles Gounod Na Alemanha do século 16, um homem vende a alma ao diabo e acaba envolvido em uma intrincada história de amor. Baseada na obra de Goethe (1749-1832), é um dos pontos altos do compositor Charles Gounod (1818-1893) 24 de julho MANO de Jules Massenet Na França do século 18, um nobre e uma adolescente vivem um amor proibido, marcado por uma série de peripécias. "Manon", de Massenet (1842-1912), faz um retrato psicológico profundo de uma das personagens femininas mais complexas da ópera Texto Anterior: Obras de Bizet e Beethoven abrem a Coleção Folha Próximo Texto: Crítica/Rock: Primeira música do novo CD do Strokes fica devendo aos fãs Índice | Comunicar Erros |
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