São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 |
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Obras de Bizet e Beethoven abrem a Coleção Folha "Carmen" é a criação mais popular da ópera francesa; "Fidélio" abriu novos caminhos para a música alemã Livros-CDs, que chegam às bancas no dia 13/2, integram série de 25 títulos essenciais do universo da música DE SÃO PAULO Um dos títulos mais populares de todos os tempos e a única incursão de Beethoven no gênero são os dois primeiros livros da Coleção Folha Grandes Óperas. No domingo, chegam às bancas, juntos, o volume um, "Carmen", de Bizet, e o volume dois, "Fidélio", de Beethoven. "Habanera", "Seguidilha", "Marcha dos Toureiros": lançada em Paris, em 1875, "Carmen" tem melodias que você certamente já ouviu e até sabe assobiar, mesmo que jamais tenha ouvido a ópera inteira. De autoria do parisiense Georges Bizet (1838-1875), "Carmen", embora seja cantada em francês, é ambientada em Sevilha, na Espanha. Conta o triângulo amoroso entre a sedutora cigana Carmen, o soldado don José e o toureiro Escamillo. Na Coleção Folha, ela aparece em uma gravação feita em Viena, em 1954, sob a batuta do mítico Herbert von Karajan (1908-1989), que comanda um elenco glorioso. A intensa meio-soprano italiana Giulietta Simionato (1910-2010) faz o papel título, o refinado tenor Nicolai Gedda vive don José e o barítono Michel Roux é Escamillo. Se "Carmen" constitui a criação mais popular da escola francesa, "Fidélio" é um dos monumentos da ópera alemã. Glorificação do amor conjugal e afirmação dos valores da liberdade contra a tirania, trata-se da única partitura operística de Ludwig van Beethoven (1770-1827), que rompeu os cânones herdados do classicismo e abriu caminho para a revolução do romantismo na música. Beethoven revisou várias vezes "Fidélio" ao longo de sua vida e o resultado é uma partitura nobre e heroica. Na Coleção Folha, "Fidélio" chega em uma gravação histórica, dirigida por um dos maiores regentes beethovenianos do século 20, o germânico Otto Klemperer (1885-1973). A soprano Sena Jurinac, natural da Bósnia, encarna a esposa fiel e corajosa, que se veste de homem para liberar do cárcere espanhol o marido injustamente preso, cantado pelo brilhante e vigoroso tenor canadense Jon Vickers. Texto Anterior: Crítica/Musical: "Burlesque" não ressuscitará as carreiras de Cher e Aguilera Próximo Texto: Próxima semana/20 de fevereiro Índice | Comunicar Erros |
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