São Paulo, sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ARTES PLÁSTICAS

Farkas revela olhar apaixonado pelo Brasil

Imagens do artista húngaro reunidas no Instituto Moreira Salles refazem o percurso da fotografia no século 20

FABIO CYPRIANO
DE SÃO PAULO

"Thomaz Farkas: Uma Antologia Pessoal", em cartaz no Instituto Moreira Salles (IMS) de São Paulo, traz, em cem imagens, não só um percurso exemplar da história da fotografia no século 20 mas também um olhar apaixonado pelo Brasil.
Nascido na Hungria, em 1924, e desde 1930 vivendo no Brasil, Farkas fotografa desde jovem, mas sua atividade na área desenvolveu-se a partir da década de 1940, quando se associou ao Foto Cine Clube Bandeirantes.
Dessa fase, a mostra ressalta imagens nas quais o rigor formal e a investigação de técnicas são a tônica.
O geometrismo registrado nessas fotos, como "Telhas" (1945) ou "Fachada Interior do Edifício São Borja" (1945), chegam a prenunciar o concretismo que vai dominar a década seguinte.
Farkas revela-se na mostra como um artista complexo, que transitou por várias estratégias fotográficas, entre o encenado, como na série de cunho surrealista (1947), e o documental, como nas séries de Brasília (1960) ou da expedição ao rio Negro (1975).
De 1975, aliás, são as últimas fotos da mostra, já que, após o período fotoclubístico, Farkas "foi mostrando cada vez mais cautela e resistência em considerar sua fotografia como arte", como afirma João Paulo Farkas no livro "Thomaz Farkas: Uma Antologia Pessoal" (IMS, 295 pág., R$ 85).
A mostra e a publicação atestam a importância do trabalho que o instituto vem desenvolvendo para a fotografia brasileira, já que, além de criar um acervo precioso, por meio de aquisições e comodatos, consegue divulgá-lo de forma adequada.

THOMAZ FARKAS: UMA
ANTOLOGIA PESSOAL

QUANDO ter. a sex., das 13h às 19h; sáb. e dom., das 13h às 18h; até 3/4
ONDE Instituto Moreira Salles (r. Piauí, 844, Higienópolis, São Paulo; tel 0/xx/11/3825-2560)
QUANTO grátis
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO ótimo



Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Reynaldo Jardim
Próximo Texto: TV Cultura prorroga contrato com STF
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.