São Paulo, sábado, 11 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquiteto relê modernismo

da Reportagem Local

O arquiteto Álvaro Siza nasceu na cidade de Matosinhos, em 1933, mas transferiu-se para a cidade do Porto, onde formou-se em arquitetura e estabeleceu seu escritório, a partir de 1954.
Nas duas décadas seguintes, com Portugal ainda sob o domínio da ditadura de Antônio de Oliveira Salazar (1889-1970), Siza realizou poucas obras de repercussão no país, como as piscinas salgadas à beira-mar em Leça da Palmeira, na década de 60.
Suas principais obras começam nos anos 80, como a Escola de Arquitetura do Porto, o Centro Meteorológico de Barcelona, a loja da fábrica de móveis da Vitra, em Weil am Rheim (Alemanha) e a restruturação do bairro do Chiado, em Lisboa, obra que lhe rendeu repercussão mundial.
No terreno museológico, sua principal obra é o Centro Galego de Arte Contemporânea (1988-1995), em Santiago de Compostela, na Espanha.
Em seus trabalhos, o arquiteto promove uma releitura do modernismo da primeira metade do século. Suas obras caracterizam-se pelas linhas sóbrias e elegantes e pela adequação de um pensamento moderno a um sítio histórico. Também se preocupa com a recuperação e adequação de técnicas, materiais e formas arquitetônicas de outrora aos dias atuais.
Em 1988, Siza recebeu o prêmio Mies van der Rohe. Em 1992, foi agraciado com o prêmio Pritzker, principal deferência da arquitetura mundial. (CF)

Texto Anterior: Repercussão
Próximo Texto: Pintor possui site exclusivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.