São Paulo, sábado, 11 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Evelson de Freitas/Folha Imagem
Marta Suplicy, em foco, no ato em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, quarta-feira, na Praça Ramos


Frigideira em fogo brando

O movimento liderado pelo produtor Luiz Carlos Barreto, o Barretão, para tirar a administração do cinema das mãos de Francisco Weffort, terá oposição firme do Ministério da Cultura.

Assessores de Weffort reagiram à proposta dizendo que a idéia seria ótima, caso cineastas produzissem o suficiente para justificar a criação de uma agência só para coordenar o setor.

Caso contrário, será como construir uma linda casa que fica sempre vazia.

OS ÚLTIMOS
Os técnicos do Ministério da Cultura se surpreenderam com a notícia de que Fernando Henrique deu sinal verde para que os cineastas prosseguissem com as articulações em torno da criação de um órgão exclusivo para a área.

Surpresa maior foi saber que eles até já tinham conversado com Milton Seligman, pessoa de confiança do presidente.

Nas contas de assessores de Weffort, a produção de filmes só terá volume industrial daqui a cinco anos. Antes disso, os cineastas teriam que se contentar em ter como interlocutor o Ministério da Cultura.

SURDOS
O vazamento da articulação dos cineastas criou resistências. Anteontem, Barretão procurou o secretário do Audiovisual, José Álvaro Moisés, braço direito de Weffort, para convencê-lo a apoiar a idéia. A recepção não foi das mais entusiasmadas.

FUTRICA
O empresário Emílio Odebrecht fez fofoca pesada contra o grupo Ultra, com quem disputa a petroquímica da Bahia. No auge da briga, ele procurou o governador baiano César Borges, do PFL, para dizer que o Ultra estava ajudando a fazer caixa para campanhas eleitorais dos tucanos.

A conversa correu o mundo político e chegou aos ouvidos do presidente Fernando Henrique Cardoso. Que não gostou nada do fuxico.

CONSTELAÇÃO
Reapareceram neste Carnaval vários sumidos. O jornalista Marcelo Netto, ex-Globo, veio ao Brasil sondar o mercado para ver se volta ao país -depois de um ano estudando em Nova York- ou se fica por lá mesmo com a mulher, Ana Paula Padrão. Esteve no Rio e na Bahia.

Eduardo Jorge, ex-secretário-geral da Presidência, deu seus pulinhos ao lado da mulher, Lídice, no camarote da Marquês de Sapucaí patrocinado pelo amigo Nizan Guanaes.

PAZ E AMOR
O quinto CD do Skank, um álbum só com músicas inéditas, já está sendo gravado pelo grupo. A mixagem será em abril, num
estúdio em Woodstock.

GLOBAL
A sétima edição do PercPan, o festival internacional de percussão, que é sempre abrigado na Bahia, terá versão paulistana e até parisiense este ano.

Depois de Salvador, onde estarão, entre 12 e 16 de abril, os artistas se apresentarão em São Paulo nos dias 19 e 20 de abril. Em Paris, de 26 a 28 de maio.

SOCORRO
Em seus últimos dias de gestação, Kelly Preston, mulher de John Travolta, prepara-se para um parto sem choro nem gemidos. Tudo para não atrapalhar o bebê. As regras do bom nascimento são ditadas pela Igreja da Cientologia, da qual o casal é adepto. Anestésicos e até técnicas de respiração estão vetados.

Assim o bebê chegaria ao mundo sem traumas.

COLÔNIA
Depois do The New York City Center, no Rio de Janeiro, chegou a vez de um shopping de São Paulo ter sua réplica da Estátua da Liberdade. O corpanzil, anunciado como o maior do mundo, está sendo erguido na zona leste e terá 15 metros de altura.

Depois de pronta, a "obra" será levada ao MorumbiShopping, que abrigará a Casa Americana. Com 16 ambientes, o espaço vai mostrar um pouco da cultura, da história e da economia dos Estados Unidos.

CURTO-CIRCUITO

O bispo timorense Carlos Felipe Ximenes Belo, Prêmio Nobel da Paz, em 1996, confirmou sua presença na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O espumante Chandon Brut, produzido pela Chandon do Brasil, acaba de ganhar medalha de ouro no concurso mundial de vinhos "Vinalies Internationales", realizado na França. O Mozarteum Brasileiro inicia, a partir da próxima segunda, a venda de novas assinaturas para a temporada do ano 2000. Os preços dos pacotes variam de R$ 350 a R$ 1.200. Começa na próxima terça, a 20ª Gift Fair e o 3º Salão do Design, Arquitetura e Decoração. Doze painéis serão leiloados, ao final. A renda vai ser revertida para obras assistenciais. O marchand Paulo Prado inaugura nova galeria com retrospectiva do artista plástico Lucio Pegoraro, na próxima quinta-feira.

E-mail: bergamo@folhasp.com.br

Colaboraram ELIANE TRINDADE E LUCIANA COSTA


Texto Anterior: Protecionismo divide arquitetos brasileiros
Próximo Texto: Da Rua - Fernando Bonassi: Senai
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.