São Paulo, quinta-feira, 11 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eagleton é destaque em seminário

O crítico literário inglês e o escritor Mario Vargas Llosa farão palestras na quarta edição do Fronteiras do Pensamento

Evento de Porto Alegre começa em maio, com o médico Miguel Nicolelis; documentário vai registrar os principais momentos

MARCO RODRIGO ALMEIDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Terry Eagleton, filósofo e crítico literário inglês, e o escritor peruano Mario Vargas Llosa, um dos principais nomes da literatura latino-americana, são alguns dos palestrantes já confirmados para a quarta edição do Fronteiras do Pensamento, evento anual que acontece em Porto Alegre.
O seminário internacional, com o tema "Para Compreender o Século 21", terá dez conferências, que ocorrerão de maio a novembro de 2010. Oito dos palestrantes já estão confirmados -segundo a organização, os dois outros nomes serão divulgados nas próximas semanas.
Eagleton, autor de "Teoria da Literatura: uma Introdução", esteve recentemente envolvido em uma polêmica com o biólogo Richard Dawkins, ao afirmar que ele faz uma caricatura dos conceitos de fé e religião.
A programação começa com o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, eleito um dos 20 maiores pesquisadores da atualidade pela revista "Scientific American". Nicolelis estuda a integração do cérebro humano com computadores.
O cientista social e economista Eduardo Giannetti será a outra presença brasileira no Fronteiras do Pensamento.
Entre os convidados estrangeiros já confirmados, além de Vargas Llosa e Eagleton (que também irá à Flip, em Paraty, em agosto), estão alguns dos principais intelectuais e personalidades da atualidade, como o filósofo cognitivista norte-americano Daniel Dennett e Daniel Cohn-Bendit, político alemão que na juventude foi um dos líderes estudantis dos movimentos populares de maio de 1968, em Paris.
Encerrará a programação o historiador italiano Carlo Ginzburg.
O Fronteirinhas, módulo educacional criado para aproximar o público jovem dos temas debatidos nas conferências, é uma das novidades desta edição. No segundo semestre, o projeto visitará alunos das escolas municipais e estaduais de Porto Alegre.
Até o fim do ano, também deverá ser concluído o filme "O Tempo e a Memória", documentário sobre o evento. Imagens já registradas pelo cineasta Pedro Zimmermann em 2009, que incluem as passagens do linguista canadense Steven Pinker e do escritor norte-americano Tom Wolfe por Porto Alegre, serão somadas aos seminários deste ano.


Texto Anterior: Análise: Mostra não é a mesma de anos atrás
Próximo Texto: Livros: Unesp lança obras para download gratuito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.