São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CPT completa 20 anos com o encenador

DA REPORTAGEM LOCAL

Logo após a primeira montagem de "Macunaíma" (1978), Antunes Filho estreita sua relação com o Sesc São Paulo. Em 1982, a entidade cria o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), na unidade Sesc Consolação, até hoje sob coordenação do encenador.
Entre os pontos que conduziram o projeto em seus primeiros passos, estavam a discussão da produção teatral brasileira, a formação de atores e técnicos e a discussão da prática teatral e busca de novos caminhos.
Dos três grupos que compartilharam a base do CPT nos anos 80, o Novo Horizonte (dirigido por Luiz Henrique), o Boi Voador (por Ulysses Cruz) e o Macunaíma (antes Pau Brasil, pelo próprio Antunes), apenas este seguiu adiante e se mantém autônomo. Daí a dobradinha CPT/ Macunaíma em produções como "Macbeth - Trono de Sangue" (92), "Gilgamesh" (95) e a atual "Medéia".
Além de servir de espaço para gestação dos espetáculos, o CPT tornou-se referência no Brasil quanto à formação de artistas com base humanista, como diz Antunes.
Os cursos anuais de introdução ao método de ator e os laboratórios de cenografia e dramaturgia são disputados por candidatos vindos de vários Estados, a maioria estudantes de artes cênicas.
Mas há casos como o de Geraldo Mário, metalúrgico e ator que ingressou no CPT sem nunca ter ouvido falar de Antunes e continua na casa.
Dois artistas ajudaram a projetar a imagem do CPT, o ator Luís Melo e o arquiteto e cenógrafo J.C. Serroni. Após 11 anos no CPT, Serroni inaugura, em 1998, o Espaço Cenográfico na região central de São Paulo, ao lado do teatro Eugênio Kusnet, o Arena. Melo, que atuou por dez anos com Antunes e experimentou a TV, inaugurou em 2000 o seu Ateliê de Criação Teatral (ACT) em Curitiba. (VS)



Texto Anterior: Cinema: Longa traduz carreira de Antunes Filho
Próximo Texto: Musical "A Bela e a Fera" estréia em 20 de junho no teatro Abril
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.