São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COZINHA ILUSTRADA

ALMÔNDEGAS DE BADEJO CROCANTE AO MOLHO DE ACELGA

SALVATORE LOI

Gosto muito de trabalhar com peixe, que pode ser preparado de qualquer maneira por ser um alimento saudável e rico em proteínas. Elaborei uma antiga receita italiana de badejo, mas fiz algumas adaptações de produtos para favorecer sua execução aqui no Brasil. Pode ser servida acompanhada de um bom vinho branco.

Ingredientes (para 4 pessoas)

600 g de badejo fresco (não congelado)
200 g de acelga (somente as folhas, cortadas à Juliana)
150 g de pão de forma
20 g de tomilho
20 g de alecrim
40 g de salsão e cebola
20 g de manjericão
20 g de salsinha
30 g de queijo parmesão
125 ml de vinho branco
4 ovos
Óleo para fritar
4 colheres de azeite extra virgem
Farinha de trigo
1 limão em suco
Sal e pimenta a gosto

Preparo

Das almôndegas
Cortar a polpa do peixe em cubinhos e temperar com sal, pimenta e manjericão. Fazer bolinhas de proximadamente 80 g e reservar. Misturar o pão, ralado, com o tomilho, o alecrim (bem picados), um pouco de queijo e sal. Bater dois ovos. Polvilhar as bolinhas com farinha de trigo, passar nos ovos batidos e, em seguida, no pão aromatizado e fritar no óleo quente (160 graus) por três a quatro minutos. Colocar em cima de papel toalha para absolver o óleo.

Do molho
Picar bem a cebola e o salsão e colocar em uma panela pré-aquecida com três colheres de azeite. Deixar refogar bem. Juntar as folhas de acelgas, deixar por dois minutos e acrescentar o vinho branco, duas gemas e o suco do limão. Acrescentar sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar em fogo baixo. Mexer bem até ficar cremoso.

Finalização

Servir em prato raso, colocando primeiro o molho quente e, por cima, as bolinhas de badejo. Decorar com salsinha picada.


Salvatore Loi é chef do restaurante italiano Fasano



Texto Anterior: Mundo gourmet - Josimar Melo: Riso & Altro é italiano "carioca" em São Paulo
Próximo Texto: Artes cênicas - Dança: Yerbabuena encena requinte do flamenco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.