São Paulo, terça-feira, 11 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Intrigante figura do travesti

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Em "Tudo sobre Minha Mãe" (TC Cult, 22h), uma mulher procura, após a morte do filho, o ex-marido, hoje travesti. Em boa parte, os travestis fizeram a glória de Pedro Almodóvar, mas seria injusto reduzi-lo ao escândalo que sabe, felizmente, promover.
Tomemos uma das situações que só Almodóvar parece saber desenvolver hoje: alguém (o filho) vai em busca de um autógrafo, é atropelado e morre. Situação clássica. Douglas Sirk ou Fritz Lang a utilizavam. O acaso transforma o destino, nada mais -nada mais evidente e menos profundo.
Desde o nome, existe a evocação da grande era do cinema: é a "All about Eve" (aqui no Brasil, "A Malvada") que remete. E o que resta dessa era? O travesti, esse simulacro tão amado por Almodóvar e, talvez por isso, tão intrigante.

TV ABERTA

Sherlock Bones - O Cão Detetive
Record, 14h40.
(Sherlock Undercover Dog). EUA, 2004, 78 min. Direção: Richard Harding Gardner. Com Anthony Simmons, Benjamin Eron, Cooper Cameron. Temos aqui um cachorro detetive falante que, ajudado por um menino de dez anos, resolve o seqüestro de seu próprio dono. Não dá para encarar.

O Homem da Casa
Globo, 15h45.
(Man of the House). EUA, 1995. Direção: James Orr. Com Chevy Chase, Farrah Fawcett. O homem da casa é um jovem de 11 anos, que vive feliz em companhia da mãe, até que esta arranja um namorado e eclodem os conflitos. Voltará a família feliz?

Mr. Nice Guy - Bom de Briga
SBT, 22h30.
(Mr. Nice Guy). Hong Kong, 1998, 88 min. Direção: Samo Hung Kam-Bo. Com Jackie Chan, Richard Norton, Miki Lee. Cozinheiro recebe em suas mãos uma fita de vídeo que interessa a muita gente, e gente violenta. Como o cozinheiro é Jackie Chan, expert em artes marciais, ele está como peixe n'água. E tem em mãos uma receita adequada para suas aventuras, normalmente pontuadas pelos golpes e pelo humor.

Intercine
Globo, 1h25.
Para terça-feira, o espectador-votante é convidado a escolher entre os filmes "Dias Melhores Virão" (1999, de Susan Seidelman, com Sally Field, Judy Davis) e "O Seqüestro" (1995, de John Power, com Henry Winkler, Roma Downey).

O Cálice Sagrado
SBT, 2h30.
(The Silver Chalice). EUA, 1954, 150 min. Direção: Victor Saville. Com Paul Newman, Pier Angeli, Virginia Mayo. Estréia de Paul Newman no cinema, como o escultor grego, vendido como escravo a Roma e que, entre um amor e outro, esculpe o cálice que Jesus usou na Santa Ceia. Épico religioso cujo maior milagre e, talvez único, é que a carreira de Newman tenha sobrevivido a ele. P&B.

Campo dos Sonhos
Globo, 3h10.
(Field of Dreams). EUA, 1989, 102 min. Direção: Phil Alden Robinson. Com Kevin Costner, Amy Madigan, James Earl Jones. Costner é o fazendeiro que recebe mensagens para transformar sua plantação em campo de beisebol. Ali, famosos jogadores, já mortos, voltariam a jogar. O retorno do passado, dos fantasmas de cada um, é uma idéia interessante. Mas por que tanto sentimentalismo? (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Ereções no Peru! Humala não quer abrir o Peru!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.