São Paulo, quarta-feira, 11 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comida

Chocolate é a primeira obsessão dos EUA

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A imagem mais evocada quando se trata da obsessão dos norte-americanos por comida é um gigantesco hambúrguer acompanhado de um balde de Coca-Cola. Mas, a julgar pela escolha dos diretores da série "Sabores Americanos", que conta a história dos alimentos que ajudaram a transformar a cultura daquele país, o chocolate tem a primazia.
O primeiro episódio do programa volta à época dos maias e astecas para mostrar o início do cultivo do cacau, passa pelo encontro dos europeus com a exótica bebida de Montezuma no século 16 e narra como o elixir se espalhou rapidamente pelo Velho Continente com as casas de chocolate, os "cafés" de hoje.
Do outro lado do Atlântico, o chocolate derrota o chá com a independência dos EUA, proclamada em 1783, é alvo de controvérsias médicas e finalmente se consolida com a abertura da primeira fábrica. O grande marco da indústria ocorre um século mais tarde, quando Hershey's volta da Suíça disposto a produzir o primeiro chocolate ao leite da América.
Mais barata, a guloseima ganha mercado. A concorrência amigável com a Mars impulsiona ainda mais o consumo, que chega a 1 bilhão de barras no pós-guerra. Surge então a TV, ingrediente que faltava para inaugurar a era da propaganda e dar ao doce a importância que tem no imaginário americano.


SABORES AMERICANOS
Quando:
hoje, às 21h
Onde: The History Channel


Texto Anterior: Acervo inclui nomes como Pollock e Judd
Próximo Texto: Crítica: Liz Taylor brilha em produção de elenco afinado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.