São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distribuidora acusa rival de lançar DVD ilegal

Versátil diz que Continental tenta comercializar títulos de François Truffaut que lhe pertencem com exclusividade

Gerente da acusada diz que empresa lança obras do cineasta francês desde os anos 90 e que só responderá após ver documentação

LUCAS NEVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A distribuidora de filmes de arte Versátil divulgou um comunicado anteontem em que acusa a Continental Home Vídeo de tentar comercializar DVDs de títulos dos quais detém os direitos.
"Pickpocket" e "O Dinheiro", de Robert Bresson, além de "Jules e Jim", "Os Incompreendidos", "Beijos Proibidos", "O Amor em Fuga", "O Último Metrô", "As Duas Inglesas e o Amor", "Antoine & Colette" e "Domicílio Conjugal", todos do francês François Truffaut, estavam na lista anunciada pela Versátil, que mais tarde se corrigiu e retirou as duas últimas produções.
A Versátil afirma ter adquirido os direitos de distribuição das fitas com a produtora francesa MK2, entre 2006 e 2007. Os contratos -firmados em caráter de exclusividade, segundo a distribuidora- dão direito à exploração dos títulos no Brasil por cinco anos.
A Folha teve acesso a esses contratos, que confirmam a cessão dos direitos dos filmes de Bresson e Truffaut.

Outro lado
Procurada pela reportagem anteontem, a gerente comercial da Continental Home Vídeo, Alessandra Soares, afirmou que "a empresa que acusou a nossa de pirataria não apresentou documentação. Só vamos nos reportar ao mercado se houver documento".
Soares disse também que a Continental lança filmes de Truffaut em VHS "desde 91, 92" e em DVD, "desde 98, 99", mas não soube apontar quais seriam eles. Também não informou quando e de quem a Continental comprou os direitos de comercialização dos títulos.
"Toda a produção do Truffaut foi lançada no mercado pela Associação dos Produtores Europeus Associados e pela Associação dos Artistas Associados -não pela MK2. A Versátil teria que estar com todos os filmes [obra completa de Truffaut] nas mãos para poder lançá-los, já que eles não vieram via produtora", disse.
A Folha tentou falar novamente com Soares ontem pela manhã, mas a gerente se recusou a dar mais detalhes sobre o caso.

Truffaut na Continental
O caso ganhou destaque quando a Continental, na última segunda, anunciou o lançamento do "Projeto François Truffaut", com 18 trabalhos. Lá estão "Jules e Jim", "Beijos Proibidos", "O Amor em Fuga", "O Último Metrô", "As Duas Inglesas e o Amor", que a Versátil tem em catálogo.
O DVD de "Os Incompreendidos", lançado no ano passado pela Versátil, chegou às lojas via Continental cerca de quatro anos atrás. Notificada do contrato com a MK2, a segunda segue comercializando o filme.
Para a advogada especialista em direitos autorais Maria Luiza Egea, "está faltando a origem [dos direitos] da Continental. Se a distribuidora apresentar um documento, teremos que discutir quem é a titular dos direitos para negociar com terceiros".


Texto Anterior: "Imagens do Além": Com roteiro fraco, remake não decola
Próximo Texto: Cinema: Quentin Tarantino dará aula magna no Festival de Cannes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.