São Paulo, sábado, 11 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cortázar inesperado

Textos inéditos, que abrangem a variada produção do autor argentino, morto em 1984, ganham publicação em maio em todos os países de língua espanhola

Divulgação
O autor em fotos de 1967; novos escritos foram encontrados por sua primeira mulher, Aurora Bernárdez, guardiã de sua obra

DENISE MOTA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após 25 anos de sua morte, Julio Cortázar (1914-1984) reaparece inédito e em quase 400 páginas. "Papeles Inesperados" (papéis inesperados), volume que tem previsão para chegar no início de maio às livrarias de todos os países de língua espanhola, reúne exemplares diversos da produção do escritor argentino, realizados da década de 30 à de 80, nos quais se encontram de poemas a autoentrevistas, de fragmentos nunca antes publicados de livros como "Um Tal Lucas" (1979) a discursos e jogos de palavras.
Os escritos que agora vêm à luz repousavam em um baú com documentos do autor, filho de argentinos, mas nascido na Bélgica -durante a Primeira Guerra Mundial- em razão "do turismo e da diplomacia", como costumava afirmar.
Na semana do Natal de 2006, a primeira mulher de Cortázar, Aurora Bernárdez, também herdeira e guardiã de sua obra, encontrou uma série de papéis do escritor e decidiu mostrá-los a Carlos Álvarez, especialista na obra do argentino.
Com Álvarez, a viúva pôde classificar, preparar e editar o material, trabalho que durou um ano e que foi acompanhado de consultas às universidades de Princeton e Texas, nos Estados Unidos, que guardam farta documentação cortazariana.
""Papeles Inesperados" se compõe de materiais muito diversos, até o ponto de podermos dizer que aí está todo o Cortázar: contos, histórias de cronópios, fragmentos de livros, intervenções, discursos, artigos, autoentrevistas, poemas", afirma à Folha o diretor de conteúdos da Alfaguara na Espanha, Juan González.
"E o que poderia resultar caótico ou eclético demais em outros escritores termina por ser algo quase natural em alguém que fez do fragmento, da colagem literária e da mistura de gêneros uma imagem de marca."
A versão em português de "Papeles Inesperados" ainda não tem data para ser publicada, mas, de acordo com o diretor espanhol, o que se deseja é que ela seja realizada "o mais rapidamente possível".

Conteúdo
Entre os inéditos contidos no volume se destacam 11 narrativas, um capítulo de "O Livro de Manuel", 11 episódios em que aparece o protagonista de "Um Tal Lucas", quatro autoentrevistas e 13 poemas.
Também figura o "Discurso del Día de la Independencia", recitado por Cortázar a companheiros de estudo e professores em 1938, e as narrativas "Los Gatos", de 1948, e "Manuscrito Hallado Junto a una Mano" (manuscrito achado junto a uma mão), sobre um melômano cheio de dons. O livro traz ainda textos a respeito de amigos como o crítico Ángel Rama e reflexões sobre fotografia, escultura, música e pintura.
Da organização desses "papéis inesperados", título escolhido por conta da perplexidade que causou a descoberta dos arquivos, segundo conta o diretor espanhol -"Ninguém esperava que existisse obra inédita de Cortázar"-, surgiu ainda outra publicação, "De Cronopios y de Famas - Tres Nuevas Historias", lançada em edição de luxo no início deste ano (leia mais no texto à direita).

Cartas em dobro
Também os escritos privados do argentino vão ganhar mais espaço nas livrarias. "Depois do aparecimento de "Papeles Inesperados", parece não restar mais material inédito de Cortázar, mas a nova edição que Aurora Bernárdez e Carlos Álvarez estão preparando de sua correspondência vai, no mínimo, duplicar a extensão da que foi editada anteriormente", afirma González.
A Alfaguara planeja lançar ainda uma nova edição do livro de poemas "Salvo el Crepúsculo", baseada nos manuscritos de Cortázar. O livro foi lançado em 1984, depois da morte do escritor, sem que ele houvesse corrigido as provas.
Por fim, segundo confirma González, não está descartada a digitalização da obra do autor de "O Jogo da Amarelinha". "Os suportes mudam, Cortázar é eterno."


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Saem novas histórias de cronópios
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.